Santa Bárbara, São Cristóvão, São Plácido e São Torcato

No ano de 2019, um grupo de tabuacenses juntou-se e formou uma comissão de festas, para reabilitar a festa em honra de São Plácido e São Torcato, começando então por evocar as figuras de Santa Bárbara e São Cristóvão. Nos anos de 2021 e 2022, devido à pandemia, não foi possível a realização desta festa. Foi retomada no corrente ano e já com a invocação dos quatro santos: Santa Bárbara, São Cristóvão, São Plácido e São Torcato, no fim de semana de 27 a 29 de maio. Pelo meio, em 9 de agosto de 2020 foi benzida a nova imagem de São Cristóvão, mandada fazer e oferecida pela referida comissão de festas.

No sábado, 28 de maio, no que à parte religiosa diz respeito, a celebração da Santa Missa, no átrio da Capela de Santa Bárbara. A Missa contou com as crianças da Catequese e teve como pregador o reverendo Pe. António Jorge Giroto. Na animação coral, o Grupo Coral da Catequese, parte do qual estaria também na Missa de Domingo. Depois da Eucaristia, a Procissão, desde a Capela de Santa Bárbara à Capela de São Plácido, pela estrada Municipal. Frente ao “monumento” de São Cristóvão, breve paragem do andor com o mesmo patrono.

No Domingo, 29 de maio, a celebração foi no átrio da Capela de São Plácido, prosseguindo, no final, a Procissão, regressando à Vila e fazendo um trajeto semelhante ao das outras procissões, recolhendo na Capela de Santa Bárbara. A pregação esteve a cargo do Pe. Diamantino Alvaíde.

Num e noutro dia, a Procissão foi acompanhada por uma Fanfarra e pela Banda de Música de Sendim. Algumas crianças, adolescentes e jovens vestiram-se a rigor, honrando um ou outro santo.

Em Igreja, neste dia, celebrámos a Solenidade da Ascensão do Senhor ao Céu, tendo sido um dos referencial para a pregação nos dois dias, na certeza que o Céu nos responsabilidade com o tempo presente, procurando, como os santos, viver de tal forma que em tudo imitemos Jesus Cristo, cumprindo com o Seu mandamento de amor. O Céu começa a viver-se na terra, na história e no tempo. Não basta olhar para o Céu, é necessário o compromisso na construção de um mundo mais fraterno e solidário. Foi assim que fizeram os santos, que eram pessoas de carne e osso, como nós, e que procuraram viver ao jeito de Jesus.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.