Caminhada da Quaresma

Caminhada_quaresmal

Proposta da Diocese de Lamego, incluída no Plano Pastoral, a Caminhada da Quaresma, como preparação para a Páscoa, esteve condicionada ao confinamento e à suspensão das celebrações comunitárias, em Portugal continental, desde o dia 23 de janeiro ao dia 15 de março.

Na nossa comunidade paroquial, levamos por diante a realização da caminhada. Preparámos o necessário e em cada domingo seguimos as indicações do Plano Pastoral Diocesano. A transmissão da Eucaristia dominical permiti que em casa, em família, as pessoas acompanhassem o desenrolar da caminhada. Como o retomar das celebrações comunitárias, a caminhada passou a envolver mais pessoas.

A dinâmica da caminhada:

“Em continuidade com a caminhada do Advento/Natal, e em plena sintonia com a proposta pastoral do nosso Bispo para este ano, a dinâmica desta caminhada quaresmal é a construção de um sulco/rego, em terra ou desenhado em cartão/cartolina, no qual vão sendo lançadas sementes e nascendo flores.

• Na quarta-feira de Cinzas, onde for possível, colocar a terra, em forma de sulco/rego, num lugar visível da igreja, onde possa ser visto com facilidade;
  • Cada domingo, após a leitura da admonição inicial, lançar à terra um papel em forma de semente, com um “pecado”, para que morra enterrado;
  • No momento pós-comunhão, espetar na terra, uma flor de papel com uma qualidade/valor impresso, para que floresça ainda mais;
  • No final de cada Eucaristia (onde for possível) distribuir uma flor com a qualidade/valor que foi colocada no rego, para as pessoas poderem levarem consigo;
  • A escolha dos intervenientes na realização da caminhada fica ao critério de cada paróquia: por faixas etários, ou por ruas/zonas, ou por estruturas paroquiais”.

Em cada Domingo enterrou-se um pecado, inscrito numa pedra, e floriu uma virtude. Para o Domingo de Páscoa, uma flor, um lírio, em tons de branco, com a palavra “Ressuscitou”, distribuído às pessoas presentes, no final da Eucaristia de Páscoa.

• 1.º Domingo da Quaresma: No ato penitencial: TENTAÇÃO; no pós-comunhão: ARREPENDIMENTO.
  • 2.º Domingo da Quaresma: No ato penitencial: DÚVIDA; no pós-comunhão: CONFIANÇA.
  • 3.º Domingo da Quaresma: No ato penitencial: GANÂNCIA; no pós-comunhão: LIBERDADE.
  • 4.º Domingo da Quaresma: No ato penitencial: INDIFERENÇA; no pós-comunhão: SERVIÇO.
  • 5.º Domingo da Quaresma: No ato penitencial: ORGULHO; no pós-comunhão: PERDÃO.
  • Domingo de Ramos: CRUZ.
  • Domingo de Páscoa: FLOR… RESSUSCITOU.

GALERIA COMPLETA NO FACEBOOK DA PARÓQUIA – aqui.