Início da catequese – ano pastoral 2022-2023

Ao longo dos anos, o segundo sábado de outubro tem merecido a prevalência para o início da catequese na nossa paróquia. Este ano, regressámos precisamente neste segundo sábado do mês de outubro, no dia 8, com os três momentos habituais, ensaios corais, pelas 15h00, catequese propriamente dita, pelas 16h00, no centro paroquial, e celebração da santa Missa, pelas 18h00, na Igreja Matriz.

As catequistas prepararam canções, jogos e dispuseram de um insuflável para os mais novinhos. Para acolher/receber cada ano, uma canção, com o referido ano ao centro, até chegar a vez das catequistas e do pároco. Depois, dividiram-se as crianças e adolescentes por dois grupos, o do mais novos, para brincarem no insuflável, e os restantes num jogo conjunto, em que saía da roda e ia para o meio o que ficasse com a bola no momento em que a canção terminava. Por fim, um leve lanche, com bolachas e sumo, aquietando o estômago, antes da partida para a Igreja paroquial.

A santa Missa foi animada pelo grupo coral da catequese, mais festiva, mais descontraída, mais em sintonia com as crianças e adolescentes. No pós-comunhão, as catequistas presentes foram apresentadas à comunidade, fazendo o seu compromisso de ajudarem dos pais da educação para a fé dos seus filhos.

Como em outros sábados acontecerá, algumas das catequistas não puderam estar no início, mas com a mesma vontade e propósito de anunciar o Evangelho, ensinando e testemunhando a palavra de Deus, ajudando a conhecer melhor Jesus Cristo e a celebrar a fé.

As catequistas para este ano pastoral são as seguintes: Ana Beatriz Macedo, Ana Carolina Canelas, Ana Patrícia Rodrigues, Ana Raquel Pinto, Bárbara Seixas Longa, Cláudia Raquel Canelas, Fernanda Cardoso Chaves, Graça Maria Ferraz, Leandro Miguel Gonçalves, Mara Longa Moita, Maria Clara Oliveira, Maria João Magalhães, Sara Sofia Silva e Sofia Lopes Barradas.

Como sublinhou o pároco, no final da Eucaristia, agradecendo às catequistas a disponibilidade, toda a comunidade é chamada a testemunhar a fé, contribuindo para a celebração, a vivência da fé, corresponsável na educação para a fé, tendo os pais um contributo ainda mais específico. Os pais são fundamentais para que a catequese seja profícua, acompanhando os filhos, mas rezando com eles em casa, interessando-se pelos “ensinamentos” e vivências em cada catequese. Que o Deus da vida a todos inspire e a todos entusiasme neste compromisso batismal, viver e testemunhar a fé.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.