Depois da festa Profissão de Fé, este ano em duas fases, na Solenidade da Santíssima Trindade e no Pentecostes, os catequizandos podem escolherem tornarem-se acólitos.
O compromisso é, tradicionalmente, assumido no decorrer da Novena, no sábado que antecede a festa, este ano a 3 de dezembro, na Missa com crianças.
Os membros do grupo de Acólitos presentes renovam o seu compromisso, esta missão de ajudar a solenizar cada Eucaristia em que participam e noutras celebrações.
Os novos acólitos fazem, pela primeira vez o seu compromisso.
Depois da homilia e da profissão de fé, o compromisso. Os novos acólitos foram chamados pela Mara, acólita e também catequista. Diante do pároco, o Jaime, a Leonor, a Luana, a Maria, a Martinha comprometeram-se a acolitar, ajudando o pároco e outros sacerdotes na celebração dos sacramentos, e igualmente a comunidade que concelebra.
Depois do compromisso, os familiares, com os membros do grupo de acólitos, ajudaram os novos acólitos a paramentar-se, terminando com a colocação da cruz por parte do pároco. Prosseguiu-se com a oração do acólito e com os novos acólitos a assumirem o seu lugar, desempenhando a partir de então a sua missão de acólitos.
A preparação foi feita pelo pároco, com a colaboração das catequistas, Clara e Mara, sendo que a Mara também assumiu esta missão enquanto acólita. A ela se juntaram outros acólitos para colaborar na preparação prática dos novos acólitos, que foram exercendo a sua missão nos dias que se seguiram, desde logo, na Missa de Domingo, preparando também o dia da festa de Nossa Senhora da Conceição.