Quaresma – transmissão da Eucaristia

No fim de semana de 13-14 de março de 2020, a celebração comunitária da Eucaristia foi suspensa, por motivos sanitários. A pandemia do novo coronavírus, e consequente doença COVID-19 tornou-se preocupante, com contágios de centenas de pessoas, todos os dias, com muitos internamentos, e muitas doentes em cuidados intensivos, e as mortes em crescendo. Foi necessário “encerrar” o país, num confinamento geral. A Igreja, através da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), acolhendo as normas da Direção Geral da Saúde (DGS), decidiu, então suspender a celebração da Eucaristia, e demais sacramentos, com a presença física do povo.

No último fim de semana de maio, dias 30 e 31, as celebrações comunitárias regressaram, com orientações específicas da CEP e seguindo as normas da DGS.

A partir do final de dezembro, verificou-se novamente o aumento significativo de contágios, de internamentos, de internamentos nos cuidados intensivos, e aumento do número de mortes, por cada novo dia. Em janeiro, as decisões governamentais voltaram a incidir sobre restrições nas lojas abertas e na circulação de pessoas. A Igreja voltou a suspender, em Portugal continental, as celebrações comunitárias, a partir do dia 23 de janeiro do ano corrente, antecipando novo confinamento geral.

Perante estas medidas, e para nos mantermos mais próximos uns dos outros, como comunidade, a celebração da Santa Missa com transmissão online na página da Paróquia de Tabuaço no Facebook, para as quatro comunidades confiadas ao mesmo pároco, Tabuaço, Távora, Pinheiros e Carrazedo, a todos os que se encontram longe, ou mais perto, aos amigos deste mundo digital.

Para já, nos Domingos da Quaresma e até à Páscoa. Aproveitaremos também para realizar e valorizar a caminhada da Quaresma, proposta da Diocese de Lamego para as 223 paróquias que a compõem.

Ligação à página da Paróquia de Tabuaço no Facebook

Organizer : Paróquia de Tabuaço