Homilia

Domingo XXV do Tempo Comum – ano A – 2023

Um pro­prie­tário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e mandou-os para a sua vinha. Saiu a meia-manhã, viu outros que estavam na praça ociosos e disse-lhes: Ide vós também para a minha vinha…

Domingo XXIII do Tempo Comum – ano A – 2023

«Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Mas se ele não lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja…»

Domingo XXII do Tempo Comum – ano A – 2023

«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida há de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há de encontrá-la. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida?»

Domingo XXI do Tempo Comum – ano A – 2023

Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus

Domingo XIX do Tempo Comum – ano A – 2023

O barco é açoitado pelas ondas do mar, fazendo perigar a vida dos discípulos. Noite dentro, Jesus vai ter com eles, caminhando sobre o mar, fazendo-nos ver que nada O impede de vir ao nosso encontro, apenas a nossa vontade O pode afastar ou excluir, pois Ele vem.

Domingo XIV do Tempo Comum – ano A – 2023

As palavras de Jesus começam por ser oração, mas são também desafio: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado».

Domingo XI do Tempo Comum – ano A – 2023

Deus misericordioso, atendei propício as nossas súplicas; e, como sem Vós nada pode a fraqueza humana, concedei-nos sempre o auxílio da vossa graça, para que as nossas vontades e ações Vos sejam agradáveis no cumprimento fiel dos vossos mandamentos