Homilias

12.º Domingo do TC - B

No evangelho deste 12.º Domingo do Tempo Comum, ano B, 20 de junho de 2021, Jesus acalma a tempestade e tranquiliza os Seus discípulos, desafiando-os a ter fé.

XI Domingo TC - ano B

As duas parábolas que Jesus nos serve neste Domingo falam-nos de um Deus que age em todo o tempo e faz com que o mundo seja criação contínua, contando com o nosso empenho solidário…

«Eis minha Mãe e meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe». Esta é uma afirmação lapidar de Jesus quando Lhe falam da Mãe…

Proposta de reflexão para a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ano B, 3 de junho de 2021. São Marcos insere-nos na Última Ceia.

Santíssima Trindade

Ao celebrarmos a Santíssima Trindade somos desafiados a acolhê-l’A de tal forma que vivamos do mesmo jeito, na comunhão inclusiva, salvaguardando a identidade de cada um, contribuindo para o bem de todos.

Proposta de homilia para o Pentecostes, solenidade que coroa o tempo de Páscoa. Dádiva do Espírito Santo aos Apóstolos e Igreja reunida. A partir de então, as portas escancaram-se e anuncia-se o Evangelho da alegria.

A ascensão coloca em evidência a missão dos apóstolos. É tempo de arregaçar as mangas e deitar mãos à obra da evangelização. As últimas palavras de Jesus são de envio, sem tréguas nem calculismos nem reservas…

Como Eu vos amei

O Evangelho de São João, servido na Eucaristia, é um hino ao amor, que gera vida e comunhão, na procura alegre do bem do outro, numa ligação que perdura, na procura de um mundo harmonioso, sadio e humanizador.

«Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei».

Domingo do Bom Pastor

A vida de Jesus é uma história de amor, de serviço à humanidade. Quem se sujeita a amar, sujeita-se a padecer. Jesus predispõe-Se a tudo. Gasta a Sua vida por nós. Não exige perfeição, mas espera sinceridade.