Párocos

Párocos de TabuaçoInformações
complementares
Pe. António Soares Martinho
 1861 (?) –  1882
Segundo o Livro de Assentos, n. 14, fls 5vs-6, morreu no dia 15 de agosto de 1882, com 55 anos de idade, era abade e arcipreste, natural de Tabuaço, filho de Luís Soares Martinho e de Maria Soares. Foi sepultado em jazigo próprio no cemitério de Tabuaço.
Pe. João António Ribeiro Nobre
1900
No livro Seminário e Seminaristas de Lamego há uma referência a João António Ribeiro Nobre, natural de Távora. Um dos 4 alunos distinguidos em direito (cadeira de instituições canónicas), em 1861.
Pe. Álvaro de Azeredo Osório
1900 – 1924 (?)
No livro Seminário e Seminaristas de Lamego, diz-se que este padre era natural de Tarouca, nasceu em Arguedeira, a 8 de Agosto de 1877, e foi ordenado padre em 1899. Era chefe político democrático. Amancebado, com filhos, inteligente. Como administrador do concelho perseguia com todos os meios os que não eram do seu partido. Quando morreu o rei D. Carlos, foi de gravata vermelha celebrar pela alma dos três assassinos de D. Carlos, enquanto o Pe. Manuel de Carvalho Pinto, pároco de Távora, celebrou de batina preta pelo monarca.
Segundo o Livro de Assentos da Paróquia, n.º 10, era filho de Miguel Ferreira de Carvalho e de Maria do Espírito Santo e foi sepultado no cemitério público de Tabuaço.
Fundou também o jornal “Ecos de Tabuaço”.
Morreu a 4 de outubro de 1924. Tinha-lhe sido descoberto um cancro no cérebro.
Pe. António Pereira de Figueiredo
1924 – 1927
No livro Seminário e Seminaristas de Lamego, diz-se que era conservador do registo predial e assumiu a paroquialidade antes de falecer o Pe. Álvaro Osório.
Em 1927 foi para pároco de Castro Daire, sendo nomeado, em 1931, pároco de Almacave.
Foi também confessor no Seminário Maior de Lamego.
Pe. Manuel Ferreira Bastos Caulino
1927 – 1929
Faleceu a 6 de agosto de 1929, com 48 anos de idade, filho de Joaquim Ferreira Santos Caulino e de Leonarda Alves Teixeira, e foi sepultado no Cemitério de Tabuaço, Livro de Assentos, n. 14, fls. 21 vs.
Pe. Manuel Maria de Lacerda Vasconcelos
1929 – 1951
Em 9 de janeiro de 1946 vendeu “a casa velha da Residência” paroquial, situada na rua das Quelhas de baixo, pela importância líquida de 8.868$00. O dinheiro “destina-se para a construção de uma Residência Paroquial”, dizia o Pe. Manuel Vasconcelos.
Pe. António Martins Salvador
1951 – 1958 
Nasceu no Rio de Janeiro, no Brasil, em 3 de junho de 1911.
Veio Para Portugal ainda criança, para Tabosa do Carregal, Sernancelhe.
Terá sido ordenado sacerdote em 2 de agosto de 1937 (?), com 26 anos de idade, depois dos estudos no Seminário Maior de Lamego. Completou a sua formação académica, doutorando-se pela Universidade de Salamanca.
Tornou-se pregador afamado.
Em 10 de março de 1955 – adquiriu a Casa, os anexos e o quintal, a D. Antónia Lopes de Vasconcelos Barradas, para Residência Paroquial, por 210 000$00. O Pe. Salvador é um dos fundadores do Externato de Tabuaço, juntamente com António Soeiro da Costa, tenente da G.N.R. e natural de Carrazedo, freguesia de Pinheiros, com o Dr. Jaime Correia de Sousa, notário em Tabuaço à época. A Residência Paroquial ficou a albergar o 3.º, 4.º e 5.º anos liceais do Externato, sendo que o 1.º e 2.º anos funcionavam no edifício da Escola Macedo Pinto.
Foi Arcipreste de Tabuaço.
Depois sair de Tabuaço e da Diocese de Lamego, serviu como sacerdote na Diocese de Lisboa, tendo sido coadjutor na paróquia de Alcântara 18 ou 19 anos.
Ia também celebrar Missa, várias vezes, sempre que solicitado, à Igreja de Oliveirinha, à de São Nicolau, à de Santa Engrácia, à de Santos, Santa Isabel, Ajuda, Capela de Santo Amaro das Flamengas. No mês de Agosto, mês de férias, celebrava a Santa Missa na Penitenciára.
Era frequentemente solicitado para pregar, tendo ouvintes como Amália Rodrigues, no Sermão do Encontro; várias vezes fez os sermões na Festa de Nossa Senhora do Cabo Espichel.
Ajudava os sacerdotes que solicitavam, também no serviço de confissões e funerais.
Foi diretor e professor no Colégio Lusitano, em Benfica, sócio e professor no Colégio Portugal, na Parede; deu aulas no Colégio de São João de Deus, no Estoril, e na Escola Ferreira Borges.
Faleceu no dia 10 de julho de 2004, em Lisboa.
Está sepultado, como seu desejo, no Cemitério de Benfica.
Pe. Manuel Pinto Afonso
1961 – 1996 
Nasceu a 18 de dezembro de 1915.
Naturalidade: Ferreiros, de Cinfães.
Ordenação Sacerdotal: 7 de julho de 1940.
Falecimento: dia 11 de setembro de 2011, no Hospital de Lamego, aos 95 anos.
Esteve como formador/professor no Seminário Maior por algum tempo, depois de ter sido ordenado, tendo-se tornado uma referência para o atual Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, que via nele um modelo de sacerdote a seguir.
Foi coadjutor na paróquia de Ferreiros, sua terra natal, tornando-se, posteriormente, pároco de Tendais, Concelho de Cinfães.
Entretanto veio para o Arciprestado de Tabuaço, assumindo as paróquias de Barcos, Adorigo e Santa Leocádia, e colaborando como professor no Externato de Tabuaço. Foi nomeado pároco de Tabuaço, em 1961, assumindo também a direção do Externato de Tabuaço, sucedendo ao Pe. Abel Ferreira Alves.
Segundo D. Jacinto, ao longo da sua vida de sacerdote, manifestou uma grande predileção por Nossa Senhora da Conceição, cuja Festa era um dos momentos mais queridos do pároco e da comunidade, bem como a novena que a precede. Em 8 de Dezembro de 1998, foi benzido o monumento em honra de Nossa Senhora da Conceição, que está sobre a Vila de Tabuaço e que exprime a forte devoção à Padroeira.
Era um homem de oração e reconhecido pregador. Foi Arcipreste de Tabuaço durante muitos anos. A sua dedicação pastoral traduziu-se também no movimento dos Cursos de Cristandade, que tiveram, por sua iniciativa, uma grande implantação em Tabuaço, tornando-se a Residência Paroquial (atual Centro Paroquial) lugar para as reuniões dos cursistas de Tabuaço, mas também de Arciprestados vizinhos.
Como professor, foi-lhe reconhecida a mestria nomeadamente em Português (Língua Portuguesa), mas em outras áreas. Aliás, foi com o propósito de ser um dos professores do Externato que terá sido “puxado” para as paróquias disponíveis no Arciprestado. Até que veio para a Vila e assumiu a direção do Externato, onde muitas pessoas prosseguiram os seus estudos, abrindo portas para o futuro profissional.
Com o Pe. Luís formou a primeira Equipa Sacerdotal da Diocese de Lamego, englobando o espaço pastoral: Tabuaço, Pinheiros, Barcos, Adorigo, Santa Leocádia.
Foi sepultado na sua terra natal, Ferreiros, de Cinfães, no dia 12 de setembro de 2011. Presidiu às Exéquias solenes o Bispo de Lamego, D. Jacinto. Concelebraram o Bispo de Aveiro, D. António, e muitos sacerdotes da Diocese de Lamego, com os familiares e amigos.
Pe. António José Lopes Regadas
1996 – 1999
Natural da paróquia e freguesia de Barrô, no concelho de Resende. Frequentou os dois seminários, de Resende e de Lamego.
Ordenação Sacerdotal: 10 de agosto de 1996, na Sé de Lamego.
Estágio pastoral nas paróquias confiadas ao Pe. Albano Cardoso, Longa, Granja do Tedo, Vale de Figueira e Carrazedo.
Pároco de Tabuaço e de Pinheiros, de setembro de 1996 a 25 de abril de 1999.
Pe. Luís Ribeiro da Silva
1999 – 2000
Data de nascimento: 27 de dezembro de 1933.
Natural da freguesia e paróquia de Magueija, concelho de Lamego.
Filho de Ismael Ribeiro da Silva e Ester Ribeiro.
Ordenação Sacerdotal: 15 de agosto de 1960
Celebrou a Missa Nova no Lar Sagrado Coração de Maria, em Viseu, acolitaram o Pe. Brás (diácono) e Pe. João André (Subdiácono). A reflexão coube ao então Cónego Cosme do Amaral, posteriormente Bispo de Leiria-Fátima.
Foi Pároco de Távora e da Granjinha. Este em missão, como Capelão Militar, em Angola e Moçambique.
A partir de abril de 1975, assumiu a paroquialidade de Barcos, Adorigo e Santa Leocádia.
Durante 10 anos, foi co-pároco com o Pe. Manuel Pinto Afonso, do verão de 1986 a setembro de 1996, assumindo, de novo, a paroquialidade, provisoriamente, com a saída do Pároco, a 25 de abril de 1999, e até à posse de um novo pároco, ou melhor, dos novos párocos, Pe. Albano Cardoso e Pe. Manuel Gonçalves, a 12 de novembro de 2000.
Continuou como pároco de Barcos, Adorigo, Santa Leocádia e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço.
Pe. Fernando Albano Cardoso
2000 – 2001
Nasceu no dia 23 de abril de 1958 e foi ordenado sacerdote no dia 1 de junho de 1991, assumindo a paroquialidade de Longa, Granja do Tedo, Vale de Figueira e Carrazedo. No ano de 2000, foi formada a Equipa Sacerdotal que se alargava a sete paróquias: Tabuaço, Longa, Granja do Tedo, Vale de Figueira, Pinheiros, Carrazedo e Nagosa.
A partir de 2001, continuou a ser pároco de Longa, da Granja do Tedo e de Vale de Figueira e Nagosa. 
Pe. João Carlos Costa Morgado
2001 – 2005
Nasceu em 9 de fevereiro de 1968. Foi ordenado sacerdote, em 4 de julho de 1992. Foi pároco de Salzedas durante quatro anos, e outros quatro aprofundou os estudos teológicos (patrística e história da Igreja) em França. Regressando à Diocese integrou a Equipa Formadora do Seminário Maior de Lamego, em 2000/2001.
4 de outubro 2001, foi nomeado pároco de Tabuaço, Pinheiros, Carrazedo, em equipa; em 2002, o espaço pastoral alargou-se à paróquia de Távora. Acumulava a responsabilidade do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, e as aulas no Instituto de Teologia das Beiras. Entre 2005 e 2009, integrou a Equipa Formadora do Seminário Maior de Lamego, como Vice-Reitor. É assistente da Kolping, de Lamego.
D. António Couto, Bispo de Lamego (tomada de posse a 29 de janeiro de 2012) nomeou-o Diretor do Museu e Arquivo Diocesano de Lamego e Pró Vigário Geral da Diocese. É Diretor do Departamento para a Vida e o Ministério dos Presbíteros.
Párocos de Tabuaço – 1861 a 2021Informações complementares