Paróquia – Abertura

Vivemos a época da globalização. Ao nível da comunicação mas nem sempre ao nível do envolvimento e do compromisso humano, pessoal e concreto. A globalização permite-nos ser vizinhos dos mais distantes, mas muitas vezes distantes dos que vivem ao nosso lado. Nas palavras do Papa Bento XVI, a globalização faz-nos vizinhos mas não necessariamente irmãos. Por sua vez, o Papa Francisco tem convidado a Igreja a colocar-se em atitude de saída, em busca das 99 ovelhas que estão fora do redil, às periferias existenciais, junto daqueles que são os mais pequeninos da sociedade, combatendo a globalização da indiferença. O excesso de informação pode tornar-nos indiferentes e uma imagem horripilante, de tantas que vemos, pode já não nos sensibilizar.

A presença da Igreja no ambiente digital, através das paróquias, dioceses, movimentos, e nas diferentes plataformas, procura responder ao mandato de Jesus Cristo: Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura (Mc 16, 15). Tem sido aliás esta a tónica dos Planos Pastorais da Diocese de Lamego nos últimos anos, correspondendo à vocação cristã de viver, testemunhar e transparecer o Evangelho em todas as circunstâncias, oportuna e inoportunamente, como relembra São Paulo, não cessando de evangelizar, de levar a luz da fé a todos os recantos da terra, a todas as pessoas, indo ao encontro dos que não vêm, dos que não querem ou não podem vir, dos desiludidos e dos indiferentes.

Como batizados, cabe-nos seguir Jesus e anunciá-l’O através das palavras e da vida. Somos discípulos missionários. Sempre discípulos, aprendizes. Sempre missionários, evangelizadores. Perto de Jesus, para O levarmos aos outros. Só seremos autenticamente discípulos se O comunicarmos. Só seremos autenticamente missionários se estivermos perto d’Ele e O seguirmos de todo o coração, procurando imitar a Sua postura de proximidade, de amor e de serviço.

A Paróquia de Tabuaço, sob o olhar materno e dócil de Nossa Senhora da Conceição, está presente neste mundo digital para partilhar fé, informar das vivências pastorais, para anunciar o Evangelho e para aproximar as pessoas, as que vivem perto, desafiando-as a envolver-se na vida comunitária, as que vivem noutros pontos do país e do mundo, para que se mantenham ligadas às suas raízes, comungando dos sonhos, dos projetos, das alegrias e das tristezas, dos encontros e da vida das pessoas que fazem parte das suas histórias.

Seja bem-vindo a este espaço de partilha e de comunhão eclesial. Sinta-se em casa, faça parte desta família. Aproxime-se e deixe-nos aproximar.

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.