A Paz e as cores da Ucrânia – lançamento de balões

Há muito anunciada, ainda que a Presidente Russo publicamente afirmasse o contrário, a guerra contra a Ucrânia, começou no dia 24 de fevereiro, deste ano de 2022. Vladimir Putin decidiu invadir a Ucrânia para que esta siga a política que a Rússia acha que deve seguir, reconhecendo o desmembramento de parte do território, com independências de “países” ou região anexadas à Rússia e, por outro lado, que não adira à NATO.

A partir de então, numerosas têm sido as manifestações contra a guerra e diversos os gestos de apoio. Momentos de oração, vigílias, cordões humanos, manifestações, recolha de bens, campanhas solidárias a favor da Ucrânia e preparação para o acolhimento dos refugiados que venham para as nossas terras.

O Papa Francisco convocou para o início da Quaresma, 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, uma jornada de jejum e oração pela paz. A paróquia respondeu à iniciativa papal, e à vontade expressas de vários paroquianos, colocando esta intenção na celebração da Eucaristia, com a Oração dos Fiéis dedicada especialmente à paz, rezando por todos os que a promovem. Com cada prece, foi acesa uma “Vela da Paz”.

O Agrupamento de Escolas de Tabuaço, através da Associação de Estudantes, colocou no portão da escola, fitas pretas e amarelas, o luto e tristeza que esconde o azul, e o amarelo. no dia 2 de março, um cordão humano com o símbolo da paz. Previamente, alunos, professores e funcionários foram convidados a trazer uma peça de roupa amarela ou azul.

Os Bombeiros Voluntários abriram uma campanha de recolha de bens que farão chegar à Ucrânia através da Liga dos Bombeiros Portugueses.

A Câmara Municipal propôs à catequese paroquial, o lançamento de balões com as cores da bandeira ucraniana, azul e amarela. Esta iniciativa realizou-se no final da Eucaristia de sábado, 5 de março de 2022. Os jovens que se preparam para o Crisma ajudaram a encher os balões e a distribuí-los pelas crianças e adolescentes da catequese. O 7.º ano de catequese, dedicou a sessão de catequese, a refletir sobre a paz, nomeadamente na Bíblia, e a fazer um cartaz, também com as cores da bandeira da Ucrânia, e cartazes com diversas frases alusivas à paz.

Um gesto simples, mas cuja simplicidade envolveu significativamente crianças, adolescentes, jovens e adultos.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.