Rumo à Jornada Mundial da Juventude

Prevista para este ano, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi adiada para 2023, realizando-se entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa. Até lá, há um longo caminho a percorrer.

O Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil (DDPJ) tem proposto tempos de oração, de reflexão e de encontro. Alguns destes encontros tiveram de ser em formato digital; outros, foram presenciais, conforme as circunstâncias pandémicas o foram permitindo.

Para preparar a JMJ, formaram-se comités, o local (COL), a partir de Lisboa, e os diocesanos (COD’s). Na nossa diocese, o COD é assumido inteiramente pelo DDPJ, agilizando assim a estrutura. Em formação, encontram-se os Comités Arciprestais (COA’s) e os Comités paroquiais (COP’s). No dia 20 de fevereiro, tarde de Domingo, sob a temática “Rumo à JMJ 2023” o encontro destes comités, com a presença de jovens e adultos das paróquias que constituem a Diocese de Lamego.

Num primeiro momento, o encontro dos responsáveis de cada paróquia e a preparação da cerimónia que se seguiria na Sé. O segundo momento, a cerimónia que nos fez ver, através das muitas bandeiras, levadas ao altar e depois afixadas, como a JMJ é mundial, trazendo jovens de muitos países. Foram acendidas luzes, num mapa-mundo, nos locais onde já se realizou a JMJ, sendo acesa, por último, a luz sobre Lisboa. De assinalar a presença do nosso Bispo, D. António Couto, e do responsável máximo pela organização da JMJ, D. Américo Aguiar, que nas suas intervenções nos desafiaram a levantar, a pintar os quadros que nos levam da Anunciação à Visitação e encontro de Nossa Senhora com a Sua prima Isabel. É um compromisso que nos coloca em movimento.

Depois das preces, a entrega do símbolo da JMJ 2023 aos seis arciprestados, seguindo-se uma caminhada, atrás da Bandeira de Portugal, até ao antigo ao recinto das feiras, agora multiusos de Lamego, onde foi descerrada uma enorme tela com o símbolo e o lema da JMJ 2023. Descerraram este outdoor, os dois Bispos presentes, o Presidente da Câmara e o Pe. Luís Rafael, responsável diocesano pela organização da JMJ.

A nossa paróquia, Tabuaço, fez-se presente pelo pároco e por alguns jovens, contando com a participação de jovens de Távora, de Barcos e de Carrazedo. O desafio está lançado: envolver todos, mais novos e mais velhos, as comunidades e os grupos, no caminho para a JMJ 2023, participando na oração, na reflexão, e, mais para a frente, no final de julho, no acolhimento nas nossas famílias de jovens oriundos de outros países. Depois haverá, para muitos, os que desejarem, se prepararem e puderem a participação na jornada propriamente dita, de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa. Caminhemos, juntos!

ÁLBUM COMPLETO – NO FACEBOOK – AQUI.