São João Batista e a Festa do Município

No concelho de Tabuaço, São João Batista é padroeiro da Paróquia de Távora e do Município de Tabuaço, pelo que o dia 24 de junho é o Feriado Municipal.

Dois anos de interregno, as festas sanjoaninas voltaram a animar a ruas e as gentes de Tabuaço, da vila e das outras freguesias, bem como de aldeias vizinhas, além da visita e presença dos tabuacenses a trabalhar e/ou a viver em outras zonas do país ou mesmo noutros países da Europa.

Ao cardápio mais popular e festeiro, a celebração da Santa Missa, em honra de São João Batista, dia em que a Igreja celebra o seu nascimento, seguindo-se a procissão com os padroeiros das paróquias do concelho e de alguns lugares de culto como Santo Aleixo, Balsa, Cabriz e Guedieiros, acompanhada de três bandas filarmónicas, a de Carrazedo de Montenegro, responsável pelos cânticos na celebração da Eucaristia, a de Sendim e a de Gouviães.

A pregação esteve a cargo do Pe. Diogo André Rodrigues, natural de Mazes, freguesia de Lazarim, membro da equipa formadora do Seminário de Lamego, Pároco de Britiande e Assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima. Durante a homilia, o Pe. Diogo mostrou São João Batista como paradigma dos cristãos, pela humildade, pela fidelidade à palavra dada e Àquele que anuncia e para o Qual veio preparar o caminho, o amor à verdade, mesmo que à custa da própria vida. São características que os cristãos devem prosseguir.

A concelebrar o Pe. António Jorge Giroto e o Diácono Eduardo Leal.

As diferentes comunidades, tiveram pessoas a fazer a procissão e a acompanhar os seus padroeiros, nos andores, transportados, por pessoas naturais dessas freguesias ou locais de culto. Integraram também a procissão, pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, vestidas de figuras bíblicas (Nossa Senhora, São João Batista) ou figuras dos respetivos santos padroeiros.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.