Voz Jovem – janeiro a junho de 2020

Tempos novos estes!

No fim de semana de 14-15 de março, as celebrações comunitárias foram suspensas. Suspensos também os encontros de formação, de catequese, escolas da fé, celebração de sacramentos. O momento mais importante na vida da Igreja e das comunidades locais, a Páscoa, com as diversas celebrações, foi por certo a situação mais dura, assintomática, mas dolorosa!

Nada será como dantes?! Não seria de qualquer forma, houvesse ou não pandemia, pois a vida avança sempre, não permanece igual, amanhã estaremos diferentes! A alternativa: “vai ficar tudo bem”, com doses de otimismo e ingenuidade, sabendo que uns ficarão melhor que outros, uns sofrerão mais que outros, e para alguns as dificuldades  tornar-se-ão assustadoramente complexas.

Horas duras foram também os funerais, e na nossa comunidade tivemos três, em que a presença de pessoas foi demasiado limitada, só para os familiares mais próximos e com breves momentos de oração, sem a celebração da Eucaristia com o corpo presente, sendo colocada a intenção na Missa celebrada sem a presença física do povo. Recordámos assim: Ilídio Manuel (+ 04/04), Quintino Cardoso (+ 08/04), e João da Silva Martinho  (14/04). Com celebração da Eucaristia de corpo presente, mantendo as regras de distanciamento e uso de máscara, tivemos, entretanto, mais quatro funerais: José Manuel Moita Santos (+ 24/05); Maria da Graça (26/05); Teresa da Conceição Rebelo (+ 26/06) e João Esperança Lemos (08/97). Confiamo-los a Deus.

Regressámos às celebrações comunitárias a 30 e 31 de maio, sábado e Domingo de Pentecostes. A vida comunitária vai retomando, mas ainda com muitas reservas. A catequese regressará em outubro, os batizados e matrimónios, em tempo oportuno… mas urge caminhar, avançar, confiantes que o Senhor continua connosco, também nesta hora que passa.

Nesta edição, atividades pastorais antes do confinamento social do país e pós desconfinamento progressivo.

Pe. Manuel Gonçalves, Editorial do número 182, janeiro a junho de 2020.