Boletim Voz Jovem – janeiro a abril de 2023

A Páscoa recentra-nos no essencial da nossa fé cristã, celebração do mistério da paixão redentora de Jesus Cristo e da Sua ressurreição. Na morte, a expressão máxima da entrega por amor. Na ressurreição, a confirmação que aquele projeto de vida, preconizado pelo Filho de Deus não se esgota com a morte, não termina, pelo contrário, expande-se da terra para a eternidade, de um local determinado e de um tempo específico, para todo o universo, para todos os tempos.

Este é o mistério maior da nossa fé. A sua celebração anual estende-se por várias semanas, pela preparação e caminho, a Quaresma, pela vivência da Semana Santa, com especial incidência o Tríduo Pascal, e sete semanas em que a alegria pascal é anunciada e celebrada. O tempo de Páscoa é coroado com o Pentecoste, o envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos, sobre a Igreja.

A nossa paróquia procura que este tempo seja favorável para renovar a fé, solidificar a esperança, incentivar o cuidado caritativo. O nosso boletim sublinha a centralidade da Páscoa, fixando em texto e imagem alguns dos momentos celebrativos.

Mas há outros motivos de interesse que queremos também fixar como relevantes para a vida da comunidade e para a vivência da fé. Na semana de 5 a 12 de fevereiro, o “terceiro” e último ano da Missão País, em Tabuaço. Foram três anos, mais o da pandemia, 2021, em que o contacto foi virtual e limitado a alguns grupos, como com os alunos de EMRC, em que dezenas de jovens, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) espalharam alegria, sorrisos, partilharam a fé, testemunhando-a na escola, na rua, de porta em porta e de casa em casa, nas associações, nos Bombeiros, na celebração da Eucaristia, na catequese, nos lares, finalizando com excelente performance do teatro, fiel à temática de cada ano. Agradecemos-lhe o testemunho, na certeza que foram felizes no meio de nós. Recebemos e demos.

No âmbito da catequese, inserida na vida comunitária, a Festa da Palavra, com a Entrega da Bíblia aos meninos do 4.º, 5.º e 6.º anos, agregando estes dois últimos, por não ter sido possível celebrar esta festa com eles, nem em 2022 nem em 2021; a Festa do Pai-nosso, no dia 19 de março, e a bênção de crianças e grávidas sábado seguinte ao dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor.