O grupo de jovens de Tabuaço participou entusiasticamente na Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), realizada na Zona Pastoral de Resende, com o epicentro no Santuário de santa Maria de Cárquere.
O autocarro do município encheu-se com os jovens de Tabuaço e acolhendo também jovens de Cabaços. Encheu-se de jovens, de alegria e festa.
A JDJ começou com uma caminhada, através de workshops ligados à temática diocesana do ano pastoral, “Recolhei os pedaços que sobraram”, com momentos de reflexão e de oração e de recolha de bens alimentares para famílias mais carenciadas. Seguiu-se a celebração da santa Missa, presidida pelo nosso Bispo, D. António, com a participação de uma vintena de sacerdotes, por autarcas e uns quatrocentos jovens oriundos de toda a diocese. Depois do almoço, uma tarde essencialmente musical. A finalizar, a oração de envio e o anúncio do destino da próxima JDJ, a 40.ª edição, que se realizará em Tabuaço.
Vejamos como é que os nossos jovens viveram e expressaram as vivências desta Jornada:
- “O primeiro como óbvio foi quando descobrimos que seremos nós a acolher a próxima jornada, o primeiro toque na cruz. Foi uma sensação inexplicável e emocionante, a alegria de ver nós todos foi surreal. O segundo foi mesmo a tarde de animação, estarmos juntos e a divertir. A rir e sem dúvida que o melhor jovem do nosso grupo foi o nosso Chico Carlitos” (Sofia Barradas).
- “Gostei da experiência, foi única com muita animação e o que mais gostei foi de ouvir que íamos ser nós a trazer a cruz pra Tabuaço” (Jaime Almeida).
- “Gostei da experiência, é algo a repetir sem sombra de dúvida. Gostei de tudo, das atividades, as novas vivências, aprendizagens e sobretudo, ter estado presente quando foi anunciado que íamos ser os anfitriões da próxima jornada” (Francisco Fernandes).
- “Eu foi a primeira vez que fui e adorei todos os momentos. Claro que sermos os próximos foi um momento alto do dia. Mas o que realmente me tocou, despertou, foi ver a entrega de vocês todos ao longo do dia. Aqueles jovens a transbordar de vida e com tanta energia, adorei ver a vossa entrega em todos os momentos. Obrigada pela partilha deste dia fantástico. E já sabem para o ano vamos com tudo, mostrar a nossa garra, temos de ser todos um só. Venha 2025” (Ana Patrícia).
- “Foi a minha segunda jornada, gostei muito de voltar a ir a uma jornada, fiquei muito feliz de ser Tabuaço para o ano e diverti me muito” (Isis Longa).
- “Eu gostei da experiência, divertimo-nos muito, e por ser a primeira vez a ir e ouvir q íamos trazer a Cruz para Tabuaço e que para o ano vamos ser nós os anfitriões da próxima jornada” (Letícia Bessa).
- “Mesmo sendo a minha segunda jornada, gostei imenso, divertimo-nos ao máximo. Fiquei super feliz quando soube que íamos trazer a Cruz para Tabuaço, e que a próxima Jornada será cá” (Leonor Longa).
- “Foi a minha segunda jornada, e este ano só me surpreendeu mais, foi um dia inexplicável, passado com as melhores pessoas possíveis, adorei muito, e tenho a certeza que para o ano vai ser ainda melhor!” (Leonor Almeida).
- “Gostei muito da experiência, sendo a segunda vez que vou, acho que este ano demos tudo e, lá está, como nos não há igual e para o ano espero que seja inesquecível, tanto para nós como para todos” (Juliana Amaral).
- “Foi um dia cheio de boas emoções, gostei muito de tudo, espero repetir esta experiência muitas mais vezes, ansiosa para maio de 2025, vai ser em grande!!! (Luana Marques).
- “Foi também a minha segunda jornada, acho que é uma experiência que toda a gente deve vivenciar… Este ano foi mais emocionante também devido a termos recebido a cruz e acho que agora temos de dar tudo de nós para a jornada diocesana de 2025 ser ainda melhor e conseguirmos criar ainda mais memórias!” (Ana Rita Almeida).
- “Vivenciar uma Jornada Diocesana da Juventude é sempre especial porque fica guardada na nossa memória para sempre como um dia feliz, onde a amizade, o amor, a união e a alegria prevalece, mas este ano foi ainda mais especial. Embora ninguém soubesse (exceto eu) que receberíamos a cruz, o ambiente feliz e a união do grupo eram totalmente evidentes. Tenho orgulho nos “meus” jovens pois levaram muita alegria no coração mesmo sem terem conhecimento prévio sobre o que aconteceria. Tenho a certeza que nós somos os jovens que Jesus quer na sua igreja! Não mudava um segundo do que todos juntos vivemos naquele dia… 2025 é NOSSO, malta vai ser desafiante e trabalhoso, mas tenho a certeza que conseguimos e que vai ser uma experiência que, como sempre, ficará na nossa memória e no nosso coração, conto com TODOS, TODOS, TODOS!” (Mara Longa).
- “A minha primeira vez… a união entre todos, a alegria, a partilha, tudo isso fez com que o dia passasse mais rápido! Mas o ponto mais alto, sem dúvida, foi ouvir o nome da nossa terra, TABUAÇO! Adorei ter passado o dia convosco! Tenho a certeza que para o ano será ainda melhor! A união faz a força!” (Ana Luísa).
- “Bem!!! Resumo este dia numa única palavra: INDESCRITÍVEL. Vi um grupo de Jovens com uma alegria e emoção que não se explica, apenas se sente, foi maravilhoso, incrível mesmo! O momento mais alto do dia foi, com toda a certeza, aquela parte Tata…Tab…Tabu…Tabu…Tabuaçoooooo… Foi surreal isto! Está mesmo acontecer! É nossa! Foi simplesmente MARAVILHOSO, não há palavras para detalhar cada rosto. Foi muito, muito bom. Obrigado por me terem deixado viver este momento junto de todos vós. Obrigada mesmo! Estamos todos de coração cheio. Boraaaaa lá pessoal, 2025 espera-nos, a Jornada é nossaaaaa! Obrigadaaaaaa!!! (Sónia Longa)
Organizámos a JDJ no ano de 2001, voltámos a organizar em 2013 e organizaremos, se Deus quiser, em 2025. Como nessas ocasiões, encaramos como um desafio, sabendo que exige trabalho e dedicação, e sacrifício, mas também como bênção e oportunidade, na congregação de esforços, na conversão de corações, na atenção cuidada ao mistério da Cruz e à ternura e intercessão da Virgem santa Maria, ocasião para sensibilizarmos e aglutinarmos esforços e compromissos de jovens e das comunidades desta zona pastoral, consciencializando para a nossa pertença ao espaço mais alargado da Diocese de Lamego.
ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK.