Resenha histórica

O povoado primitivo de Tabuaço, de origem castreja, confinava-se a um bairro que nasceu e cresceu à volta da ermida em honra de S. Vicente erigida pela comunidade cristã suevo-visigótica.

Como paróquia formar-se-á mais tarde. No século XIV, o cura de Tabuaço era nomeado pelo reitor da colegiada de Barcos. Esta dependência mantém-se até meados do século XVII, época, segundo o Dr. Gonçalves da Costa, “em que os párocos subiram à categoria de curas confirmados e depois de vigários”.

Atualmente é a paróquia com mais população. Tabuaço é Vila e sede de Concelho. Pelos Censos 2001, o Concelho de Tabuaço tinha 6 785 indivíduos residentes, agrupados em 2 373 famílias clássicas.

A população tem vindo a diminuir neste como em outros concelhos de Portugal, sobretudo no interior do país. Pelos CENSOS 2011, o Concelho de Tabuaço registou 6 350 residentes, sendo 3049 do sexo masculino e 3301 do sexo feminino, distribuindo-se por 2432 famílias clássicas.

Por seu lado, em 2001, a Vila tinha 1 780 indivíduos residentes, agrupados em 559 famílias clássicas e 645 edifícios.

Já em 2011, a Vila de Tabuaço registava 1782 indivíduos residentes – não se verifica a diminuição constante em todo o concelho -, sendo 824 do sexo masculino e 958 do sexo feminino.

A história de uma comunidade faz-se caminhando, ao longo dos anos, com pessoas e com grupos, com acontecimentos e iniciativas.

Escreve-se pelos párocos que vai tendo, os de ontem e os de hoje.

Todos, cada um à sua maneira, marcaram a vida da comunidade e da vila de Tabuaço, alguns mais polémicos (sobretudo aquando da mudança de regime), outros mais espirituais, uns pregadores, outros comprometidos com os doentes e com os pobres. Veja a breve cronologia que lhe apresentamos, com um ou outro dado curioso. Foi elaborada sobretudo a partir dos livros Paroquiais de Assentos.

Escreve-se pelo património que foi construindo e conservando, deixando as marcas do tempo, da cultura e da religiosidade de muitas gerações.