Bênção dos Finalistas 2024

No final do 12.º ano de escolaridade e dos cursos profissionais, os alunos organizam-se e organizam o Baile de Finalistas. A preceder o baile e antes do jantar com as famílias e amigos, com os professores e funcionários, a Eucaristia com a bênção.

Este ano realizou-se a 8 de junho, sábado, na Igreja Matriz, com a envolvência da comunidade educativa, ligada ao Agrupamento de Escolas de Tabuaço. A iniciativa, e a vivência da bênção, é oportunidade para louvar e agradecer a Deus e às pessoas que ajudaram no crescimento humano, intelectual, espiritual, social. A gratidão desperta o melhor que há em nós, esperando que a vida futura, na universidade ou no mercado do trabalho, seja igualmente abençoada.

Aos finalistas coube assegurar a liturgia da Palavra, com as duas leituras e a oração dos fiéis, tendo a catequese assegurada a animação coral. O pároco, partindo da liturgia da Palavra de Deus para o X Domingo do Tempo Comum, ano B, sublinhou que o tempo de escola alargou a família, perscrutando as palavras de Jesus acerca da família que vai além da família de sangue, são os que cumprem a vontade de Deus. No fundo, a família dilatou-se com todos aqueles que caminharam juntos, alunos e pais, docentes, assistentes educativos, executivo e administração, comunidade envolvente. Noutra perspetiva, o desafio a olhar não apenas para o já (a vida presente), mas focar, com objetivos e metas, no mais à frente, relativizando as adversidades, prosseguindo o sonho, até à eternidade.

No momento de ação de graças, a bênçãos dos finalistas, geral e, depois, um a um.

A finalizar, os finalistas intervieram para agradecer a todas as pessoas que os ajudaram a caminhar, a crescer, a aprender, a lutar, a prosseguir.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK.