Regresso da Catequese Paroquial – 2021/2021

Como previamente anunciado, e decidido em reunião de catequistas, no dia 25 de setembro, deu-se início à catequese.

Depois dos ensaios corais, o Centro Paroquial voltou a encher-se de vida, de alegria e de festa para acolher os mais novos, os que entraram pela primeira vez para a catequese e os que regressaram, passado ano e meio, nos diferentes anos de catequese, terceiro, quarto e quinto anos.

Para mais tarde, o regresso dos adolescentes e jovens, dos anos seguintes. Na próxima segunda-feira, e nas seguintes, será a vez do 10.º Ano. No próximo dia 2 de outubro, será a vez do 6.º, 7.º e 9.º anos retomarem a catequese.

Tendo em atenção a evolução da pandemia, mas também da avaliação das regras da Direção Geral da Saúde (DGS), e das normas da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), neste primeiro momento, dividimos os grupos, havendo catequese todos os sábados para o primeiro e segundo ano de catequese e de quinze em quinze dias para os outros anos, procurando manter o distanciamento físico, o uso de máscara, mormente na Igreja, e a higienização das mãos.

A catequese visa aprofundar o nosso conhecimento acerca de Jesus, mas sobretudo ligar-nos a Ele de todo o coração, aprofundamento o que nos une a Ele, mas também entre nós. Somos discípulos, necessitados de sabermos mais sobre Ele. Queremos aprender para amar, para viver. Não se ama o que se desconhece. Quanto mais amamos mais queremos conhecer, para amarmos o que é real, neste caso, Quem é real, e quanto melhor conhecemos melhor amamos. A catequese tem na celebração um dos seus objetivos intrínsecos, aprendemos acerca de Jesus, de Deus, da Sua Palavra, para celebramos o que aprendemos e o que cremos. Por conseguinte, depois das sessões da catequese, a celebração da Santa Missa.

Neste dia, como em outros tantos sábados, as crianças da catequese deram mais vida á celebração, evidenciando a mesma alegria de estarmos juntos e juntos celebrarmos a fé, rezarmos, louvarmos e agradecermos por tudo quanto Deus nos concede.