A nossa paróquia no Convívio Fraterno 1400

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, realizou-se mais um Convívio Fraterno, o número 1400 (contagem nacional de convívios fraternos). Dias intensos de oração, de reflexão sobre a vocação, identidade, missão cristã, encontro com Jesus e com os outros, razões da fé, consciência da pertença à Igreja, Corpo de Cristo, e de corresponsabilidade pelo anúncio do Evangelho.

Alguns anos depois, a nossa Paróquia voltou a “enviar” jovens a este movimento juvenil, a Mara Longa e a Sara Silva. No encerramento, a presença dos seus familiares, de alguns jovens (Carolina, Fávia, Leandro) e do pároco. O encerramento, como habitualmente, oportunidade de testemunho dos convivas recentes, mas também dos mais antigos. Pelo meio, canções e “encenações”. O Encontro finalizou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Sr. Pró Vigário Geral, Pe. João Carlos.

Convívio 1400

No dia 16 janeiro, recebi um convite feito pela minha amiga Rita e pelo Padre Diogo que todos nós conhecemos. Convidaram-me para fazer um Convívio Fraterno no Seminário de Resende, durante três dias (21, 22, 23 e 24 de fevereiro). Fiquei logo entusiasmada, mas com algum receio pois ninguém sabe o que acontece durante aqueles dias.

Decidida embarquei naquela “aventura”, mas não fui sozinha, convidei duas das minhas melhores amigas a Ana e a Sara, e juntas no dia 21 estávamos de malas à porta do Seminário de Resende.

Jovens de outras dioceses juntaram-se a nós e todos juntos, entramos nesta experiência.

A partir daqui, não vos posso dizer o que lá aconteceu, mas uma coisa posso dizer-vos, foi incrível! Agora, vou apenas tentar dizer-vos como me sinto depois deste convívio…

Sabem quando amamos alguém e não conseguimos transferir para palavras o quanto amamos aquela pessoa? É isto que acontece comigo quando me perguntam o que senti e sinto depois daqueles dias. O Convívio 1400 designado “Abri a porta da gaiola e saí a voar…” (Papa Francisco) mudou a minha vida. Foi um encontro profundo e intenso comigo própria, mas não só, foi um encontro especial e maravilhoso com Deus. Se têm esta dúvida sobre ELE eu digo-vos e juro, ELE EXISTE!

Para que percebam melhor, eu chorei pela primeira vez de alegria! Uma alegria tão, mas tão imensamente boa que me faz pedir-vos uma única coisa. Se tiverem oportunidade de fazer um Convívio Fraterno façam-no, vão sem dúvida vir de lá pessoas melhores, não só com vocês próprios, mas também com os outros que estão à nossa volta. A nossa Fé vem numa chama intensa e grande que jamais se apagará. Ah e vão com toda a certeza chorar de felicidade como eu! J

Hoje, eu e todos o que fizemos aquele convívio, somos uma família e somos pássaros a voar! Conseguimos sair da gaiola e fazer o que o Papa Francisco mandou. Voamos a espalhar o amor de Deus, de Maria e de Jesus, voamos a espalhar a sua palavra, voamos a espalhar a sua alegria e voamos a espalhar o Espírito Santo que tanto nos ama nesta vida que nos ofereceu. Sou grata por ter vivido o Convívio Fraterno 1400 e por poder partilhá-lo com todos vós.

Para terminar deixo-vos com uma parte do Hino do CF 1400: “Ele está em ti, ele está contigo e jamais te deixa! Cristo Vive e quer-te Vivo!”

Mara Longa