Dia da Família Diocesana

Há alguns anos foi criado o Dia da Família Diocesana, realizando-se em diversas partes da diocese, em finais de junho ou início de julho, este ano a 20 de julho. Antes tínhamos o Dia da Igreja Diocesana, no dia da Catedral, a 20 de novembro, mas puxando para o Domingo seguinte. Sendo inverno, não era tão fácil juntar as pessoas e, por certo, o clima não ajuda tanto à festa. Este dia já se realizou em Lamego, no Santuário dos Remédios, no Santuário da Lapa, em Penedono, no Santuário de santa Eufémia, em Fontelo de Armamar, no acolhimento dos símbolos da JMJ, e na paróquia do Touro. Este ano foi escolhido o Parque Ribeirinho de Tarouca.

É um dia de encontro, de festa, de partilha, de celebração, de confraternização, nesta pertença à Diocese de Lamego, com as suas 223 paróquias, grupos e movimentos. Este ano, ao Dia da Família Diocesana foram agregadas as Famílias de Acolhimento dos jovens peregrinos à JMJ 2023.

“Desde há algum tempo nos habituamos a pensar, a estruturar e a viver o ano pastoral num ciclo que, geralmente, iniciamos em setembro e damos por terminado em julho. Chegamos, portanto, ao culminar de mais um desses ciclos.

Este ano quisemo-lo ainda em timbre mais juvenil, por estarmos no rescaldo da Jornada Mundial da Juventude. Até a carta pastoral, que anualmente Dom António Couto nos escreve, assumiu esse cariz, tanto no conteúdo como na forma” (notícia na Voz de Lamego – AQUI).

E conclui o autor o artigo, Pe. Diamantino Alvaíde, Coordenador da Pastoral Diocesana: “Este ano, tivemos a feliz singularidade de ter acoplado o Encontro Diocesano da Famílias de Acolhimento, que emoldurou este dia com as memórias da pré-jornada da juventude. Durante todo o dia de sábado passado, dia 20 de julho, no Parque Ribeirinho de Tarouca, ali se juntaram centenas de pessoas de toda a diocese para celebrar e agradecer, em união com o seu bispo, e em comunhão eclesial diocesana. Com uma malha humana muito diferenciada e intergeracional, desde bebés de meses aos muitos jubilosos anciãos, todos sentiram o verdadeiro calor e aprazível saber do estar em e do ser família diocesana”.

A nossa paróquia esteve bem representada, com famílias de acolhimento, de Tabuaço e de Távora, e outras pessoas que sentiram a alegria em participar nesta iniciativa.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK.