Dia da Mãe – 2 de maio de 2021

No primeiro Domingo de maio, comemora-se o Dia da Mãe. Em Portugal, antigamente, o Dia da Mãe era a 8 de dezembro, mas nos anos 70 ou passou para o primeiro domingo de maio. Este dia comemora-se em muitos países, mas com datas diferentes.

“A história começa a contar-se na década de 1950, quando a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o Dia da Mãe em Portugal, fixando-o a 8 de dezembro.

O aproveitamento comercial da data conduziria, porém, a um pedido especial dos bispos. ‘Ainda antes de 1974, a Conferência Episcopal Portuguesa pediu à Mocidade Portuguesa Feminina que o Dia da Mãe fosse deslocado para data diferente, a fim de permitir que o 8 de dezembro ficasse exclusivamente ligado a Nossa Senhora, padroeira de Portugal’, partilha Ribeiro da Cruz, citando uma nota da Comissão Episcopal da Família, datada de março de 2000.

O pedido foi aceite e o Dia da Mãe foi, num primeiro momento, marcado para o último domingo de maio, uma vez que, na tradição católica, maio é o mês de Maria, mãe de Jesus. Mas essa não seria a última mudança.

Na mesma nota, pode ler-se a razão de segunda troca de data. “Como no último domingo de maio ocorrem com frequência a solenidade de Pentecostes ou a da Ascensão, foi pedido que o Dia da Mãe se fixasse no primeiro domingo de maio, no qual, pelo calendário litúrgico, não ocorre nenhuma festa de especial importância. E assim permaneceu até hoje”, remata o representante do Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos e da Família” (apontamento recolhido em notícia da Rádio Renascença).

Na nossa paróquia, a tradição manteve-se (ou retomou-se, pois em 2020 não foi possível a celebração comunitária do Dia da Mãe), assinalando o Dia da Mãe na celebração da Eucaristia, na ligação a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, e às nossas mães, sublinhando a vocação e a missão das mães.

Depois da comunhão, foi lida a mensagem da Comissão Episcopal para o Laicado e Família e que se pode encontrar aqui na nossa página: A ARTE DE SER MÃE.

Depois da mensagem, foi entregue uma flor a cada mãe, reconhecendo o seu papel como mães, agradecendo-lhes a vida e confiando-as a Deus pela intercessão da Virgem Mãe.

GALERIA COMPLETA NO FACEBOOK DA PARÓQUIA – aqui.