Encerramento da Catequese 2024

Depois da Primeira Comunhão e da Profissão de Fé, das demais festas da catequese e da bênção dos finalistas, chegou o dia para o Encerramento da Catequese, no dia 15 de junho, sábado. Escolhemos, uma vez mais, o Santuário de santa Maria do Sabroso, na paróquia de Barcos.

A saída, em transporte camarário, fez-se a partir do centro paroquial, ao início da tarde. Crianças, adolescentes, pais, catequistas e as pessoas da comunidade que entenderam participar. Os primeiros grupos a chegar ao Sabroso, enquanto os demais aguardavam a sua vez pelo transporte, foram realizando jogos tradicionais.

Com a chegada de todos ao santuário, foi tempo para celebrarmos a santa Missa, na Igreja do Santuário. Durante homilia, o pároco, atendendo à Liturgia da Palavra do Domingo XI do Tempo Comum, ano B, sublinhou a confiança em Deus e a certeza que Ele nos ama em todas as situações e circunstâncias, caminhando connosco, também nas adversidades, e, por outro lado, a parte que nos cabe em agir, colocar os nossos dons e talentos a render, a fazer pela vida. No Evangelho, Jesus fala-nos em parábolas para nos fazer compreender o Reino de Deus, que é semelhante, por exemplo, ao homem que lança a semente à terra e noite e dia vai germinando, crescendo, até se formarem as espigas e quando chega o tempo, logo o trigo será ceifado… ou como um grão de mostarda, que sendo a mais pequena das sementes, ao ser semeada e germinar, tornar-se-á uma árvore frondosa…

Seguiu-se a preparação do lanche partilhado. As catequistas recolheram os farnéis e trataram de preparar as mesas, enquanto alguns se ia entretendo com os jogos tradicionais ou na exploração do espaço englobante do santuário. Depois do lanche, a diversão, o convívio, foi continuando, até à hora de regressarmos a Tabuaço e às respetivas casas.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK.