Festa das Bem-aventuranças 2024

No desenrolar do ano pastoral e do percurso catequético, chegou o momento da Festa das Bem-aventuranças, dos jovens adolescentes do 7.º ano de Catequese.

Na celebração da santa Missa, vespertina, com as crianças e adolescentes da catequese, as Bem-aventuranças, coincidindo com a Solenidade da Santíssima Trindade, no dia 25 de maio de 2024.

Na admonição inicial, a catequista, contextualizou a celebração das Bem-aventuranças, como caminho, proposta e desafio, e compromisso:

Queridos cristãos, bem-vindos a esta festa, em que colocamos em evidência as Bem-aventuranças, proclamadas por Jesus, desafiando-nos. O Senhor nos chama para a Sua casa e nos convida para a Sua mesa, deixemo-nos inundar pela alegria de sermos irmãos.

Diante do Senhor, nosso Deus, trazemos a nossa vida, com as suas alegrias e dificuldades, com os seus sonhos e lutas, com as suas esperanças e desencontros. Trazemos o que somos e o que queremos ser. Confiamos a Deus o nosso esforço e os percalços do caminho, prontos para acolhermos a Sua Palavra, a Sua bênção, sabendo que Sua vontade nos fará irmãos!

Bem-aventurados, felizes, são todos os que se deixam guiar pelo Espírito de Deus, procurando em tudo imitar Jesus, transparecendo a Sua compaixão e ternura, o Seu amor e a Sua doçura. Imitando-O tornar-nos-emos da Sua família e experimentaremos um alegria que nunca terá fim.

Somos bem-aventurados a viver ao jeito de Jesus, acolhendo a Sua misericórdia e o Seu amor, sentindo-nos, simultaneamente, enviados, como escutaremos hoje no Evangelho: Ide e ensinai todas as nações! Somos felizes porque Ele está sempre connosco: Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos.

Celebremos com alegria, sentindo-nos irmãos em Jesus!”

No pós-comunhão, as Bem-aventuranças foram colocadas em destaque, com relfexão, cartazes, símbolos, fazendo-nos tomar consciênca das simplicidade e força das palavras de Jesus, na convocação aos discípulos, é a Sua marca, mostrando, dentro do Sermão da Montanha, a identidade dos Seus seguidores.

O grupo das Be.aventuranças: André Miguel; Beatriz; Bernardo José; Duarte Santos; Duarte Rodrigues; Francisco José; Leonor Longa; Martim Machado; Martim Martins; Matilde Gomes; Ricardo Macedo; Rodrigo Quintino, e Tiago Reis. A catequista: Graça Maria.

Sejam as Bem-aventuranças a nossa “cartilha” que que em nós e através de nós se manifeste no mundo a paz, o amor, perdão, a ternura de Deus.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK.