Festa de são João Batista, Padroeiro do Município

O município de Tabuaço tem como Padroeiro são João Batista, cuja solenidade do seu nascimento se assinala a celebra a 24 de junho, sendo também o feriado municipal.

Na parte religiosa, a celebração da santa Missa, que teve como pregador, este ano, o Pe. Tiago Machado, pároco de algumas paróquias de Tabuaço, tais como Chavães, Arcos, Granjinha e Paradela, sendo ainda capelão de Cabriz. A concelebrar o Pe. Ildo, o Pe. Giroto e o Pe. Manuel Gonçalves, que, como pároco, presidiu.

Na homilia, o Pregador, partindo da origem etimológica do nome “João”, abordou a graça e a misericórdia de Deus que se manifestou no Precursor e, em plenitude em Jesus Cristo. A família de João procura viver de acordo com os mandamentos, de acordo com a Palavra de Deus, deixando-se conduzir pelos desígnios de Deus, criando o ambiente para que também João possa aprender a viver de acordo com os Mandamentos. A ligação das duas famílias, de João, com os pais Isabel e Zacarias, e a de Jesus, com os pais José e Maria. As duas famílias procuram ser justos aos olhos de Deus, procurando ser conformes à vontade Deus.

A Procissão, como em anos anteriores, animada musicalmente com três bandas de música, contou com as imagens dos santos padroeiros das paróquias e de comunidades com culto, como Guedieiros (são Marcos), santo Aleixo, Balsa (são Sebastião), Cabriz (santa Maria Madalena).

Os padroeiros e respetivas paróquias: Nossa Senhora da Conceição, Tabuaço; são João Batista, Távora; santa Eufémia, Pinheiros; são Salvador, Carrazedo; Nossa Senhora da Apresentação, Vale de Figueira; são Plágio, Longa; são Faustino e são Jovita, Granja do Tedo; Nossa Senhora da Assunção, Barcos; Nossa Senhora de Conduzende, Adorigo; são Bartolomeu, santa Leocádia; Divino Espírito Santos, Paradela (na procissão, veio a imagem de são Mamede); santo Amaro, Granjinha; Nossa Senhora do Pranto, Sendim; são Martinho, Chavães; são Silvestre, Arcos; são Gonçalo, Valença do Douro; santo Antão, Desejosa, e são Sebastião, Pereiro.

Integraram a procissão, pessoas, crianças e adultos, vestindo a indumentária de figuras bíblicas e de santos.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK.