Festas da Vida e do Envio

Na Eucaristia com crianças, sábado, 20 de abril, a Festa da Vida, dos adolescentes do 8.º ano de catequese, e do Envio, dos adolescentes do 10.º ano de Catequese. Durante a celebração, o primeiro escrutínio de preparação para o Batismo da Juliana e do Gabriel.

Para contextualizar, as catequistas fizeram a admonição inicial, sublinhando as duas dimensões da festa:

“Vida, o período que decorre entre o nascimento e a morte dos seres; comportamento; essência; origem; isto é o que o dicionário nos diz sobre esta palavra. Mas para nós o que realmente significa vida? Nesta festa da vida, celebramos a vida gerada na cruz que é transformada pela ação do Espírito Santo, como aconteceu no cenáculo e que levou os apóstolos a anunciar o Reino de Deus a toda a gente, por todos os tempos. Vida é alegria, é trabalho, é fé, esforço e caminho, por isso, hoje também celebramos o Envio.

O envio dos jovens do 10º ano, que estão quase a chegar ao fim da catequese, enquanto uns foram ficando pelo caminho, outros aceitaram o desafio e tomaram nas mãos o projeto de Deus. Por isso, hoje enviamos estes três corações, como Jesus enviou os seus apóstolos a anunciar a Boa Nova”.

No seguimento, a referência ao primeiro escrutínio, preparação, para o batismo da Juliana e do Gabriel.

Outros momentos colocados em evidência, o ofertório com quatro gestos simbólicos, a Vela que assegura a luz e nos remete para a luz da fé, os catecismos que são guia e orientação para aprender e refletir, o pão e o vinho que se convertem em Corpo e Sangue de Cristo e são alimento que fortalece a comunhão e a fraternidade, a Cruz, que expressa a entrega e doação de Jesus e que aponta para Deus e para o cumprimento da sua vontade, cabendo agora a nós deixarmo-nos enviar pelo Senhor.

No momento de ação de graças e antes da entrega das cruzes e dos diplomas, a oração de envio, proferida em grupo:

“Senhor, ouvi a tua voz dizendo: “Segue-me”.

Eis me aqui, Senhor, à Tua disposição.

O que queres de mim? Seguir-Te para onde? Para quê?

Senhor, mostra-me o que queres, pois me coloco à Tua disposição.

Dá-me, porém, a sensibilidade de entender a tua vontade.

Dá-me coragem para realizar o que me pedes.

Dá-me alegria para seguir o teu chamado.

Seja para apreciar contigo as belezas do Monte Tabor, seja para partilhar contigo os sofrimentos do Calvário.

Que a Tua graça sempre me acompanhe, para que eu não desanime perante as dificuldades, o desânimo ou o abandono de outros seguidores.

Com a Tua ajuda, poderei seguir-Te para onde quiseres; serei apóstolo com os Teus apóstolos; serei discípulo com os Teus discípulos.

Serei Tua testemunha a pregar o Teu Reino neste mundo que espera a Tua salvação.

Amém!”

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK