No dia 25 de janeiro, sábado, como previamente programado, realizou-se uma manhã dedicada à formação de leitores, para o Arciprestado de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço, no Externato Infante D. Henrique, em Moimenta da Beira.
O encontro iniciou com a oração da manhã, presidida pelo Vice-Arcipreste, Pe. Aniceto Morgado, seguindo dois momentos de formação. O primeiro momento doi orientado pelo Pe. Ângelo, numa vertente mais teológica, situando a origem e o conteúdo dos Sacramentos, especialmente da Eucaristia, sublinhando a mudança ocorrida particularmente a partir do Vaticano II, regressando à separação entre as duas mesas complementares, a da Eucaristia, o altar, e a da Palavra, o ambão, valorizando a proclamação da Palavra de Deus. Do latim para a língua de cada nação.
O segundo momento foi orientado pelo Pe. Diamantino Alvaíde, coordenador pastoral diocesano e pároco anfitrião, numa vertente mais prática, evidenciando erros e atropelos, mostrando o equilíbrio das posturas durante a celebração e conselhos para que a proclamação das leituras seja audível e percetível e que no centro continue, não quem a proclama, mas Aquele que é proclamado.
O encontro de formação encerrou com as palavras do Arcipreste, Pe. Albano Cardoso, agradecendo a presença de todos e a intervenção oportuna dos formadores.
Foram muitos os leitores que estiveram presentes, algumas das quais acompanhadas pelo respetivo pároco. Foi também esse o caso da paróquia de Tabuaço, que se fez presente, com uma belíssima participação.








