Primeira Comunhão em Dia de São José

Em 2020 e em 2021, a vida paroquial e comunitária sofreu alterações profundas, em virtude da pandemia do novo corona vírus. Com os confinamentos, com o Estado de Emergência no país, com a aposta no teletrabalho e da opção de aulas online, também as paróquias se adaptaram, em conformidade com as características de cada comunidade e dos seus responsáveis.

Na Paróquia de Tabuaço, retomámos a catequese neste ano pastoral, 2021-2022. Em dezembro, dentro da Novena em honra de Nossa Senhora da Conceição, a celebração da primeira festa de catequese, Acolhimento, para os meninos que entraram pela primeira vez para a catequese. Em fevereiro, a Festa da Apresentação do Senhor, com a bênção das crianças e das grávidas. Em março, a primeira “sessão” da Primeira Comunhão, marcada para o sábado, 19, Solenidade de São José, Dia do Pai.

Vinte crianças prepararam-se, com as catequistas – Elisa Lacueva, Daniela Gonçalves, Mariana Lemos, Margarida Ferreira – para esta festa da Eucaristia.

Este grupo de catequese, 5.º Ano, foi crescendo… fizeram a Primeira Comunhão: André Miguel; Beatriz (integrou o grupo, ainda que já tivesse feito a Primeira Comunhão quando era emigrante); Benedita; Bernardo; Duarte Santos; Duarte Rodrigues; Francisco José; Íris; Lara Sofia; Leandro Manuel; Leonor; Margarida; Maria Miguel; Mariana; Martim Machado; Martim Martins; Matilde; Ricardo; Rodrigo, e Tiago Reis.

Durante a celebração foram valorizados-sublinhados alguns momentos. No início, depois do enquadramento (admonição inicial), os pais ofereceram um cravo a São José, por ser o seu dia e modelo de Pai. Depois da proclamação da fé, as mães colocaram um lenço (que acompanham o catecismo do terceiro ano) nos ombros dos seus filhos, avivando o gesto do batismo, com a imposição da veste branca. No lenço, a inscrição: “Sou de Cristo, sou Feliz”. No momento do ofertório, foram colocados em destaque o pão e o vinho.

A comunhão, naturalmente, foi o momento mais esperado e, por certo, mais vivido pelas nossas crianças, pelos seus pais, familiares e amigos. No pós-comunhão, as catequistas, que tinham preparado um lírio, feito à mão, entregaram aos pais presentes na celebração. Seguindo-se a ação de graças pelas crianças, pelos pais em relação aos filhos e um gesto de carinho e de gratidão para a catequista (moderadora do grupo de catequistas deste ano de catequese), D. Elisa Lacueva. Antes de finalizar a celebração e da bênção final, a entrega dos Diplomas, desafiando a que esta seja a Primeira de muitas Comunhões.

Por parte do pároco, secundando o agradecimento dos pais, uma palavra de enorme estima ao Grupo de Catequistas, pelo empenho, pela dedicação ao longo dos sábados, pela generosidade com que vivem, testemunham e comunicam o Evangelho, o amor a Jesus Cristo, a ligação à comunidade paroquial.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.

FOTOS EM FORMATO DE VÍDEO, NO YOUTUBE – AQUI.