Primeira Comunhão no Corpus Christi

No passado dia 30 de maio, do corrente ano de 2024, na nossa paróquia de Tabuaço, dezasseis meninos comungaram pela primeira vez.

O dia escolhido para a Primeira Comunhão tem sido a Solenidade do santíssimo Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Com efeito, o dia em que evocamos o mistério da Eucaristia, instituído em quinta-feira santa, em que Jesus, antecipando o mistério da Sua paixão redentora, nos garante a Sua presença, no Seu corpo e sangue, nas espécies do vinho e do pão. Esta solenidade remete-nos para a primeira quinta-feira santa e para todas as quintas-feiras, o mistério eucarístico que nos traz Jesus ao presente, Ele é nosso contemporâneo. O Espírito Santo que Ele nos dá, por Sua vez, dá-nos Jesus. Ele está connosco até ao fim dos tempos. A sua presença é real na Eucaristia, na transubstanciação das espécies. O milagre acontece. O pão torna-se Corpo de Jesus. O vinho torna-se Sangue de Jesus. Encarnando, assumiu-nos e assumiu a nossa carne, a nossa frágil e sublime condição humana e finita. Com a Eucaristia, continua a dar-Se por inteiro, na nossa realidade humana, em elementos que podemos saborear e nos alimentam, biologicamente, e, uma vez consagrados, nos alimenta espiritualmente, para que nos tornemos n’Ele, na nossa vida, no nosso corpo e sangue. Ele tornou-Se igual a nós, agora é connosco e com a Sua graça tornarmo-nos iguais a Ele, comungando e deixando que nos assimile e nos transforme, por inteiro.

Este é um grande dia para a Igreja. Foi um grande dia, imenso e intenso, para a nossa paróquia. Ao longo da celebração da Eucaristia, os meninos do terceiro ano de catequese intervieram em diversos momentos, tal como as suas catequistas e os seus pais. Na mesma celebração, o sacramento do Batismo, tendo sido batizadas duas crianças em idade de catequese, Juliana e Gabriel Costa, que fizeram também a sua Primeira Comunhão, com os colegas de ano catequético, cujos escrutínios batismais já tinham realizado em sábados dedicados à catequese, e um bebé, o Gabriel, irmão do Rodrigo Gomes, uma das crianças que celebrou a sua Primeira Comunhão.

Depois da Eucaristia, a Procissão do Santíssimo, num dia de imenso calor, no percurso habitual, pelas ruas da nossa vila e paróquia, com as crianças da catequese a precederam a Eucaristia presente na sagrada Custódia. Depois da bênção do Santíssimo Sacramento, as crianças ofereceram uma flor a Nossa Senhora, acompanhada de uma oração.

Fizeram a sua Primeira Comunhão: Afonso Daniel; André Miguel; António Maria; Francisco Augusto; Gabriel Costa; Gonçalo Filipe; Juliana Romuldo Oliveira; Kiara Marques Pinto; Lara Pereira; Leonor Silva de Sousa; Letícia Filipe; Luana Ferreira; Madalena; Rodrigo Lavrador Gomes, e Salvador. Foram (e serão) suas catequistas a Ana Raquel e a Maria João, a quem agradecemos de coração. A elas e às demais catequistas, por todos os dias em que vivem parte do seu tempo e da sua vida para acompanharem as nossas crianças no crescimento espiritual. Neste dia específico, fica a nossa gratidão e reconhecimento para quantos, com a sua generosidade e alegria, colaboram para que tudo decorra em clima de festa, oração, recolhimento, o coral e os acólitos, as zeladoras da Igreja e dos altares, os vários grupos paroquiais, a GNR, que assegura a ordem e a segurança durante a procissão, cada pessoa que se encarrega das alfaias litúrgicas. Que Deus a todos cumule de bênçãos, alegria, saúde e paz.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK