Solenidade de São José – 19 de março de 2021

Flores de São José

O regresso às celebrações comunitárias, isto é, com a presença física do povo, veio bem a tempo de assinalarmos, vivermos e celebrarmos o Dia de São José. Solenidade em que se comemora também o Dia do Pai, tendo em São José um exemplo de Pai, alguém que ama, que cuida e protege, além das obrigações jurídicas. O amor é, e será sempre, a base de tudo, da família, da fraternidade e do compromisso na construção de um mundo mais saudável e mais justo.

Também a nossa comunidade se adaptou aos tempos que atravessamos, contando com a presença de um número significativo de pessoas, como assembleia celebrante, mas nada como em anos anteriores.

Por outro lado, a transmissão online, através do Facebook da Paróquia, para que outros pudessem acompanhar a Eucaristia.

Este 19 de março foi possível uma proximidade física maior, não descurando, nessa proximidade ou no distanciamento, a urgência da proximidade afetiva e espiritual.

Este ano, à solenidade de São José, acrescentaram-se outros motivos de gratidão e de louvor.

Há 150 anos, o Beato Pio IX, com o Decreto Quemadmodum Deus, declarou São José como Padroeiro Universal da Igreja.

Face à grande hostilidade, o Papa confiava a Igreja ao patrocínio de São José. Em 8 de dezembro último, o Papa Francisco, com a Carta Apostólica Patris Corde, convocou um ANO especial DE SÃO JOSÉ e que se prolonga até à próxima solenidade da Imaculada Conceição.

Por outro lado, se na Solenidade da Imaculada Conceição se iniciou o Ano de São José, na Solenidade de São José iniciou-se o ANO AMORIS LAETITIA, Ano da Família, cinco anos depois da publicação da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, a 26 de junho de 2022.

Nos últimos anos, neste dia, tínhamos também a Festa do Pai-nosso, dos meninos do 2.º Ano da Catequese, mas não foi possível ainda, como no ano anterior também não.

No momento Pós-Comunhão, para assinalar o Dia do Pai, foi distribuída uma flor, preparada por alguns dos nossos jovens para os pais presentes na celebração.

GALERIA COMPLETA NO FACEBOOK DA PARÓQUIA – aqui.