Preparação da Ordenação Episcopal de D. Joaquim Dionísio

“A primeira, de algumas outras atividades preparatórias da ordenação episcopal de Dom Joaquim Dionísio, aconteceu este domingo, dia 25 de junho, no Santuário da Lapa. A música feita oração foi a forma que o arciprestado de Moimenta da Beira – Sernancelhe – Tabuaço encontrou para homenagear o recém-nomeado Bispo Auxiliar do Porto e agradecer-lhe o trabalho dedicado, profícuo e venturoso desenvolvido no Santuário e nas paróquias estendidas pela serra da Lapa.

Numa noite quente de início de verão, o claustro do Colégio dos Jesuítas da Lapa encheu-se para rezar com a ajuda dos três coros paroquiais das sedes dos concelhos que compõem este arciprestado. Cada grupo coral teve a oportunidade de interpretar quatro temas musicais, cada um com um pequeno texto introdutório e explicativo do que se seguia…

Num lugar entranhadamente mariano, como é a Lapa, onde a Mãe do Céu acolhe e conforta, acaricia e afaga, suaram também os cânticos a Nossa Senhora, diante da qual todos nos reclinamos, reconhecendo a sua predileção por cada um de nós, prometendo-lhe amor sem limites e sem pausas, renovando a nossa consagração filial.

Depois dos agradecimentos feitos aos presentes e aos grupos corais, foi tempo de Dom Joaquim Dionísio tomar a palavra para se dirigir a todos, agradecendo cordialmente a presença de cada um e a iniciativa levada a cabo.

O concerto-oração terminou com uma imprevista e improvisada intervenção musical, por parte dos sacerdotes ali presentes. Primeiro, Mons. Guedes interpretou Ave Maria, de Shubert, e de seguida todos cantaram, rezando, a Salve Regina, como oração final.

Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 93/32, n.º 4712, 28 de junho 2023

Álbum completo no Facebook da Diocese de Lamego: AQUI.