Festa de são João Batista, padroeiro do Município

No dia 24 de junho, seis meses antes da celebração do nascimento de Jesus, celebramos o nascimento de são João Batista. No Município de Tabuaço, são João assume-se como o padroeiro, pelo que é também esse o dia do feriado municipal.

Muitos momentos festivos atraem pessoas das freguesias vizinhas, mas também de outros concelhos e outras paragens, além dos migrantes que, podendo, fazem questão de se juntar à família e aos amigos para este tempo de festa, convívio, confraternização.

Na dimensão religiosa, dois momentos importantes, a celebração da santa Missa, que este ano teve como pregador o Pe. José António, também pregador na Novena de Nossa Senhora da Conceição, neste ano pastoral, com início no final de novembro, dia 29, e os primeiros dias de dezembro. Não pôde estar presente no Dai da Padroeira da nossa comunidade paroquial, esteve agora na festa do Padroeiro do Município, para nos apontar são João Batista como um testemunho de fidelidade e firmeza, na vivência da verdade, na opção pela frontalidade e que lhe custou a cabeça. Depois da oração pós-comunhão, o início da Procissão com os padroeiros das paróquias do concelho, às quais se juntam os padroeiros de comunidades com culto, existentes em alguns espaços territoriais/eclesiais das paróquias. A procissão contou também com a presença de três bandas de música e com figuras bíblicas e/ou figuras de santos.

Com o regresso à Igreja Matriz, o final da celebração com a bênção final e o desejo que a festa seja profícua na celebração da vida e da amizade.

Álbum completo no Facebook da Paróquia de Tabuaço: AQUI.