Bênção da nova imagem de São Cristóvão

No último fim-de-semana de setembro de 2019, a Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara e São Cristóvão organizou a Santa Missa e a procissão em honra destes Santos, com o propósito de neste ano, 2020, estender a celebração ao São Torcato e São Plácido, festas já não realizadas há muitos anos.

A pandemia do novo Coronavírus veio trocar as voltas à Comissão de Festas e a toda a população. No entanto, São Cristóvão não deixou de ser lembrado com a doação de uma nova imagem do Santo à Paróquia de Nossa da Conceição – Tabuaço.

A bênção da nova imagem, muito bela e lindamente adornada, aconteceu no final da Eucaristia do passado Domingo, 9 de agosto, com a população reunida no adro da Igreja, onde foi oferecido um Porto de Honra e aperitivos.

São Cristóvão, mais conhecido como o patrono dos motoristas, foi batizado, e dedicado pelos pais ao deus Apolo, com o nome de Reprobus. Com a intenção de servir apenas os mais bravos e mais fortes, serviu a um rei poderoso e a um indivíduo que alegava ser Satanás. Durante a bênção da imagem de São Cristóvão, o Padre Manuel Gonçalves explicou ainda que Reprobus, por achar que faltava coragem a ambos, afastou-se e encontrou um eremita que o educou na verdadeira fé, passando a servir aquela que era a pessoa mais importante, Jesus Cristo. E, sabendo que Jesus apreciava a bondade, começou a ajudar as pessoas, nomeadamente transportando-as de uma margem do rio para a outra margem.

A representação de São Cristóvão inclui uma criança ao colo com um globo, e um cajado na outra mão. A explicação destes símbolos prende-se com a ajuda de Reprobus na travessia de um rio perigoso, em que transportou uma criança ao colo. Esta criança, ficou tão pesada durante a travessia, que Reprobus ficou com a sensação de estar com o peso do mundo inteiro no ombro. Quando chegaram à outra margem, a criança revelou ser o Criador e Redentor do mundo.

O nome Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. São Cristóvão é frequentemente chamado de “grande mártir” e venerado por diversas Igrejas. Faleceu a 251 d.C., martirizado em Anatólia. A população de Tabuaço apela a São Cristóvão, também protetor contra a peste, a Santa Bárbara, São Torcato e São Plácido que nos seja permitido venerar, admirar e honrar as suas imagens e as suas histórias no próximo ano.

Raquel Assis

Galeria completa na página da Paróquia de Tabuaço no Facebook: AQUI.