Bênção das Crianças e das Mulheres Grávidas 2020

Maria e José levam o Menino ao Templo para ser consagrado ao Senhor

Na Festa da Apresentação do Senhor, a 2 de fevereiro, caindo este ano num domingo, a bênção das Velas, acolhendo Jesus como a Luz das Nações, a nossa luz. Este primeiro momento, em frente à Igreja. Simbolicamente prosseguiu-se com a procissão, curta, mas apontando para o caminho que queremos fazer em direção ao Senhor, deixando-nos guiar/iluminar por Ele.

No momento do Evangelho, próprio deste dia, a Apresentação de Jesus no Templo – Maria e José levam o Menino Jesus, Simeão acolhe-O nos seus braços e abençoa-O, assim como a Maria e José; no Templo, a presença de Ana, Profetiza, que louva a Deus por este Menino – pequena visualização com quatro crianças a interpretarem Maria e José, Simeão e Ana, filha de Fanuel.

No momento pós-comunhão, a bênção das crianças da catequese e das crianças trazidas pelos pais. Bênção de uma grávida, a Ana Luísa.

O último momento, também já habitual, a bênção e a distribuição do pão, lembrando-nos da partilha do pão e da bênção que recebemos de Deus.

No coral, a presença das crianças, do Grupo Coral da Catequese, e dos mais crescidos, do Grupo Coral adulto.