Encontro Arciprestal para Ministros Extraordinários da Comunhão e Leitores

No dia 2 de fevereiro, sábado, realizou-se o Encontro Arciprestal de formação para Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão, na Paróquia de Alvite. Contou com cerca de 30 pessoas, das paróquias do Arciprestado. De Tabuaço 10 elementos, contando com o Pároco e com o seminarista João Miguel.

“Depois da oração da manhã, o Pe. Jorge Giroto expôs alguns conteúdos relacionados com a liturgia, uma vez que os leitores e os ministros da comunhão exercem grande parte das suas funções dentro de uma celebração litúrgica. Desta forma podemos definir liturgia como a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração do Mistério Pascal, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é a ação de Cristo na Igreja. Percebemos ainda a liturgia como obra de Deus, bem como as dimensões da liturgia e o seu sentido. Foram ainda mencionados alguns riscos que devem ser evitados nas nossas celebrações.

Posteriormente, o Pe. Diamantino Alvaíde dirigiu aos presentes alguns conteúdos de cariz mais prático relativos ao ministério do leitor e do ministro extraordinário da comunhão. No que diz respeito aos primeiros deu-se importância ao lugar da proclamação da Palavra de Deus, à forma como se faz essa mesma proclamação e à escolha dos leitores. Frisou-se ainda a questão da preparação dos textos antes das celebrações. Relativamente aos ministros extraordinários da comunhão tocou-se em aspetos muito pertinentes, tais como o perfil do candidato (idoneidade; fé esclarecida; preparação doutrinal; comunhão eclesial; vida cristã integra), as suas funções, bem como algumas regras básicas. Trata-se de um ministério de carácter “extraordinário”, que só deverá ser exercido quando for necessário, por impedimento, ausência ou insuficiência dos ministros ordinários” (Pe. Vítor Carreira – notícia publicada na Voz de Lamego, na edição de 5 de fevereiro de 2019).

Depois da formação o Almoço, no Centro Comunitário de Alvite. O encontro terminou com a celebração da Santa Missa, na Igreja Matriz de Alvite. Os que estávamos de Tabuaço regressámos antes da Missa, já que a celebraríamos na nossa paróquia, em dia de Apresentação do Senhor, com a bênção das crianças e das Grávidas.