Caminhada do Advento

A Diocese de Lamego, através da Coordenação Pastoral, propõe, de acordo com a temática do Plano Pastoral, que faz o respaldo da Carta Pastoral do nosso Bispo, este ano com o sugestivo título “Recolhei dos pedaços que sobraram” (Jo 6, 12), e com o tempo litúrgico, com as leituras propostas para cada Domingo, uma Caminhada. A do Advento, que a paróquia assumiu e realizou tinha a seguinte operacionalização:

1) A ideia central da caminhada – de acordo com o lema pastoral deste ano – é que as pessoas vão trazendo para a igreja os pedaços daquilo que lhes sobra em casa;

2) O objetivo é que no último domingo do Advento esteja construído um cenário (num lugar visível da igreja) com cestos de pão. Se possível, 12 cestos. Tantos quantos os que sobraram no milagre da multiplicação (Jo 6, 13);

3) No 1.º domingo, recolher pedaços de tecido para fazer uma toalha;

4) No 2.º domingo, recolher canudos de papelão (do papel de cozinha ou higiénico) ou outro material que se lembrem, para fazer os cestos;

5) No 3.º domingo, distribuir pelas pessoas um bocadinho pequeno de fermento;

6) No 4.º domingo, recolher um pão feito com esse fermento;

7) Importante – é necessário, logo no domingo de Cristo Rei (25 e 26 de novembro), pedir às pessoas para no domingo seguinte (3 de dezembro) trazerem um pedaço de pano de aproximadamente 15cm x 15cm (cortado ou manufaturado) para entregarem no ofertório.

Durante a celebração da Eucaristia dominical, em momentos diversos para cada Domingo, a nossa paróquia acolheu e viveu esta proposta. Na noite de Natal e no dia de Natal, como há muitos anos se faz, a distribuição de um pequeno pão, englobando também a proposta da Coordenação Pastoral Diocesana.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.