Dia da Família Diocesana – 22 de junho de 2019

No dia 22 de junho realizou-se o Dia da Família Diocesana de Lamego, este ano no Santuário de Santa Eufémia de Penedono.

Esta é já a quarta edição. A primeira realizou-se ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a segunda edição ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa; a terceira edição foi convertida em Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, por ocasião do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos.

O desafio é celebrar a fé, ter consciência que somos Igreja num espaço mais alargado que a nossa paróquia, com efeito, somos 223 paróquias em toda a Diocese, e que é possível alargarmos o horizonte do nosso compromisso eclesial, testemunhando a nossa alegria e deixando-nos interpelar pela alegria e pela fé dos outros.

A celebração da Santa Missa foi, naturalmente, um dos momentos mais importantes desta jornada festiva, oportunidade para D. António Couto nos interpelar na dinâmica missionária que deve viver a Diocese, num compromisso que nos quer desinstalados, uma Igreja em movimento, em que todos são corresponsáveis, discípulos missionários.

O Sr. Bispo incentivou-nos a sair ao encontro do outro, do vizinho, de quem está só e em sofrimento. Os doentes e os “velhinhos” não podem ser esquecidos. Isso mesmo sublinhou D. António Couto, dizendo-nos para fazer chegar o seu abraço a todos, especialmente aos doentes.

O Dia da Família Diocesana, começou com uma caminhada, durante a qual se foi rezando e meditando, tendo por base o lema pastoral da Diocese neste ano pastoral de 2018/2019, terminando no recinto do Santuário, momento e oportunidade para se assinalar a presença das diferentes paróquias, através de uma fita com o nome da paróquia, num mapa da diocese. A acompanhar os grupos paroquiais, a bandeira do Padroeiro, dando colorido à caminhada e à celebração da Santa Missa.

Depois do almoço partilhado, à sombras das árvore, momento musical, com uma banda filarmónica local. A jornada foi concluída com a oração de envio.

Do espaço pastoral, cujo o pároco, é o mesmo (Tabuaço, Távora, Pinheiros, Carrazedo) participaram umas 23 pessoas da Paróquia de Tabuaço e da de Pinheiros. Segundo algumas estimativas terão participado cerca de 800 diocesanos.