Festa da Palavra – Entrega da Bíblia

O terceiro Domingo do Tempo Comum é, por iniciativa do Papa Francisco, o Domingo da Palavra de Deus. É uma oportunidade para sublinhar a importância da Bíblia, Palavra de Deus em palavras humanas. A Palavra de Deus por excelência é Jesus. A Palavra de Deus é, então, Pessoa que vem viver connosco comunicando-nos a Palavra de Deus. A Bíblia não é um livro (ou conjunto de livros) morto, uma narrativa do passado, mas a história de salvação, a história do encontro de Deus com o Seu povo, que aconteceu e acontece hoje, na nossa vida, como cristãos e como comunidade.

Já lá vai o tempo em que a Palavra de Deus, nas escrituras sagradas, era reservada a peritos. Na Igreja Católica os sacramentos ocupavam todo o espaço, sendo que as leituras eram quase só para preencher espaço ou para “alimento” dos sacerdotes e sobretudo dos monges. Sobretudo a partir do Vaticano II, a Palavra de Deus readquire a sua importância, pois que a Palavra de Deus é vida. A Bíblia contém palavras inspiradas, sendo verdadeira Palavra de Deus que comunica a Boa Nova, faz-nos conhecer pessoas e acontecimentos, ajudando-nos a acolher o mistério de Deus e sobretudo a pessoa de Jesus, Palavra viva.

Logo que o Papa convocou o Domingo a Palavra de Deus, a paróquia de Tabuaço marcou a festa da palavra, com a Entrega da Bíblia, aos meninos do quarto ano da catequese. Este ano, voltámos a esta festa de catequese, na missa vespertina, no dia 21 de janeiro. Integraram a festa da Palavra os meninos do 4.º, do 5.º e do 6.º ano de catequese, uma vez que nos últimos dois anos não foi possível realizar esta festa.

Álbum completo no Facebook da Paróquia de Tabuaço: AQUI.