Festa da Palavra – Entrega da Bíblia 2019

Cada ano de catequese acentua um aspeto da vida cristã, de inserção à Igreja, de aproximação à figura de Jesus Cristo, de compromisso caritativo. O 4.º Ano tem na Bíblia o ponto de referência, de estudo, de leitura e mediação, de descoberta da Palavra de Deus como comunicação amorosa de Deus com o Seu Povo.

Na introdução à santa Missa, no Domingo, dia 15 de junho, a contextualização desta festa:

“Jesus é nosso Amigo. Tão nosso amigo que quer estar sempre bem juntinho de nós.

Ele está por perto, na Santa Missa, quando O comungamos pelo Pão e pelo vinho, que se transformam para nós no Seu Corpo e Sangue.

Está perto de nós, quando ajudamos os outros.

Está perto de nós, falando-nos com a Sua Palavra.

A nossa comunidade tem sempre muitos motivos para se alegrar, com os mais pequenos e com os mais pequeninos. Hoje sobretudo pelos meninos do 4.º ano de catequese que celebram a Festa da Palavra, com a Entrega da Bíblia.

E, claro, também com mais uma etapa em direção ao Batismo da Helena. Com ela, queremos receber a força de Jesus e O Seu amor.

Se escutarmos a Palavra de Jesus, os conselhos que Ele nos dá, então podemos ainda ser mais parecidos com Ele, para nos tornarmos mais amigos uns dos outros.

Hoje estas crianças vão receber a Bíblia, para que assim tenham a Palavra de Deus sempre presente. Elas sabem que é através do que Jesus lhes diz que ficam mais próximos de Deus e assim serão mais felizes”.

Durante a celebração realizou-se o segundo escrutínio a preparar o Batismo da Helena, com o exorcismo, unção com o óleo dos catecúmenos.

No Ofertório, sublihado para elementos evocativos da palavra de Deus.

Vela – A Palavra de Deus é o Próprio Jesus Cristo. Palavra que Se faz carne, Se faz vida, Se faz um de nós. Jesus é a Palavra do Pai que nos é dada pelo Espírito Santo, para iluminar o nosso caminho, para dissipar as trevas e os erros, para clarificar as nossas indecisões e erros, para nos mostrar a verdade que nos aproxima dos outros e nos faz ver nos outros a presença luminosa do Senhor.

Bíblia – Deus comunica-Se de diversas formas. Marca encontro connosco. A Bíblia é como que uma Carta que Ele nos deixa, para nos falar do Seu amor por nós, para nos recordar tudo o que nos faz bem, tudo o que nos humaniza e engrandece, tudo o que nos torna verdadeiramente felizes e nos ajuda a sermos verdadeira família.

Globo – Chamados e enviados em missão para levarmos a todo o mundo a Palavra de Deus, a Boa Notícia da salvação. Só poderemos transformar o mundo, se primeiro nos deixarmos converter pela Palavra de Deus, nos deixarmos transformar pelo Seu Espírito de Amor.

Espada – A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes. Por um lado, a Palavra põe a descoberto o mal, a inveja, a mentira, o ódio. Por outro lado, a Palavra de Deus, acolhida e vivida, insere-nos na verdade, na justiça, na construção de um mundo fraterno.

Festa da catequese do 4.º Ano. 15 de junho de 2019.

Eis o grupo:

Maria Eduarda; Martim; Martinha, e Rafael Filipe.

Sendo catequistas: Mara Longa e Sara Santos.