Profissão de Fé em dia de Pentecostes – 2019

O dia de Pentecostes é sempre dia de Festa, pois é uma das solenidades mais importantes para os cristãos. Na nossa paróquia o carácter festivo é revestido com a Profissão de Fé das crianças do 6.º Ano de Catequese.

No dia 9 de junho, Domingo, por volta das 10h15, encontrámo-nos junto à Capela de Santa Bárbara para, em procissão de entrada, seguirmos para a Igreja Matriz.

Após a saudação inicial, foi feita a introdução/contextualização da celebração. De seguida, os professantes, um a um, dirigiram-lhe à bilha com água batismal, colocada em frente ao altar. Molhando os dedos na água, benzeram-se, gesto simples pelo qual recordaram a primeira Profissão de Fé realizada no dia do Batismo de cada um, comprometendo-se, ainda mais, a ser responsáveis pela sua condição de batizados.

Na homilia, o Sr. Pe. Manuel começou por lembrar que no mesmo dia do ano anterior estes meninos tinham celebrado a “Entrega do Credo”, relacionando as duas festas que nos colocam diante d’Aquele em que acreditamos, o Deus de Jesus Cristo que Se faz próximo por ação do Espírito Santo. Cabe-nos identificar-nos com Aquele em que acreditamos. O crer conduz ao ser, ao fazer, a comprometer-se no cuidado e no serviço aos irmãos, imitando Jesus.

Depois da homilia, os pais dirigiram-se ao Círio Pascal para acenderem as velas usadas no Batismo, entregando-as aos seus filhos. Com as velas acesas na mão, os filhos professaram solenemente a Fé, renunciando ao pecado, às seduções do mal e a Satanás. Disseram crer em Deus Pai, em Jesus Cristo e no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos e na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. O Sr. Padre terminou dizendo, em nome de todos: esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

O Ofertório foi assinalado com gestos e símbolos relacionados com a Profissão de Fé, tais como a Vela, a Luz da Fé; a Bíblia, a Palavra de Deus a escutar, ler, meditar e procurando que se faça vida; o Pão e o Vinho, que se conversão em Corpo e Sangue de Jesus, alimento até à vida eterna e que nos vão configurando a Jesus.

No momento de Ação de graças, os professantes, e a comunidade com eles, fizeram a consagração a Nossa Senhora, a primeira a acolher Jesus e a dá-l’O ao mundo.

A catequese é um caminho feito de inúmeras descobertas, sendo a maior de todas o amor que Jesus Cristo nos tem, mostrando-nos como devemos apostar no amor entre nós para sermos verdadeiramente Seus discípulos.

Foi uma celebração muito bonita, na qual todos participaram com alegria e dignidade.

Quero agradecer a todos os pais o empenho demonstrado e pedir-lhes que continuem a incentivar a prosseguir na catequese comunitária, acompanhando-nos na vida da paróquia, nomeadamente na participação na Eucaristia, vivendo e testemunhando a fé que professaram.

 

A catequista: Fernanda Cardoso

 

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO na página da PARÓQUIA NO FACEBOOK – aqui.