Festa de São João Batista, Padroeiro do Município – 24 de junho de 2020

São João Batista é o Padroeiro do Município de Tabuaço. Há concelhos vizinhos que também o têm como Padroeiro, como Moimenta da Beira e São João da Pesqueira, coincidindo, nestes casos, como padroeiro da Paróquia da sede do concelho. Na Paróquia de Tabuaço, não é coincidente, pois tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição, o que permite divisar a festa da paróquia e a festa do município.

Sendo também neste dia, 24 de junho, o feriado municipal, atraindo até à Vila centenas de pessoas para os vários momentos festivos, como por exemplo, na véspera, a grandiosa noite das marchas colocando em destaque o Cima de Vila e o Fundo de Vila, a abrir a a fechar as marchas e procurando, cada ano, rivalizar uma com a outra.

Na parte religiosa, a celebração solene da Santa Missa, com pregação, seguindo-se a Procissão com os Padroeiros das Paróquias e lugares anexos que têm culto. Este ano os festejos foram adaptados à pandemia e às normas da DGS, celebrando-se a Missa, com pregação, procurando, ainda assim, que chegasse ao maior número de pessoas através da transmissão on-line, a partir da Página do Facebook da Câmara Municipal de Tabuaço, promotora desta festa.

Como Pregador escolhemos o Pe. Miguel Peixoto, natural de Foz Côa, ordenado sacerdote a 11 de julho de 2019.