Festa do Acolhimento – 2024

Esta é a primeira das festas da catequese, o Acolhimento às crianças do 1.º ano. Como em outros anos anteriores, a festa ocorreu em vésperas da grande festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, dentro da Novena, portanto, no último dia, 7 de dezembro. Com os mais novos, quisemos festejar a vida, partilhar a fé, colocando-os em destaque, fazendo-os sentir-se em casa.

Os pais fizeram as leituras, concorrendo para esta lógica de acolhimento e proximidade. Vários momentos foram sublinhados, como o compromisso dos pais, da catequista, das crianças, da comunidade, em participar na educação para a fé, uns acolhendo e outros sentindo-se acarinhados.

A contextualização feita pela catequista, no início da Eucaristia:

“Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos de que a Sua presença também se manifesta nos aspetos mais simples do nosso quotidiano. Vamos viver, hoje, um desses momentos! Jesus escolheu o brilho dos olhinhos das nossas crianças, do primeiro ano de catequese aqui presentes, para chegar até nós e nos iluminar. Acolha mos estas crianças com todo o nosso amor e alegria de filhos de Deus, sabendo que, nelas, é o próprio Deus que acolhemos. Queridos pais, a melhor companhia para os vossos filhos para crescer na fé e no amor de Jesus é a companhia cristã. Hoje, na festa do Acolhimento, recordais a vossa missão de levar o vosso filho a reconhecer Jesus. E como podem ver não estais sozinhos nesta tarefa, podeis contar com a minha ajuda, catequista, do senhor padre e de toda a comunidade paroquial”.

Na apresentação dos dons, as crianças levaram alguns objetos simbólicos ao altar:

“Vela – Oferecemos-Te, Senhor, estas velas acesas, símbolo da nossa Fé sempre viva. Pedimos-Te que ela nos ilumine ao longo da nossa vida e que nunca nos abandone.

Catecismo do 1º ano – Apresentamos-Te, Senhor, o catecismo “Jesus Gosta de Mim”. Simboliza o desejo que temos de conhecer melhor Jesus, e de sentir mos como Ele nos acolhe no Seu grande coração.

Trabalhos da Catequese – Apresentamos-Te, Senhor, alguns dos trabalhos desenvolvidos nas primeiras sessões de catequese, como símbolo do conheci mento que fomos adquirindo acerca de Ti.

Brinquedos – Entregamos-Te, Senhor, os nossos brinquedos, símbolo das nossas brincadeiras e que gostamos de partilhar com os nossos amigos.

Diplomas – Apresentamos-Te, Senhor, estes símbolos que nos recordarão para sempre este dia tão especial para nós”.

Os diplomas da festa do acolhimento foram entregues aos catequizandos na parte final da Eucaristia.

Estão no primeiro ano de catequese: Benjamim Santos, Madalena Crisóstomo, Maria Luísa Pungo, Naiara Pungo e Santiago Carvalho. É sua catequista, a Suzana Caulino.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK.