A vida é um contínuo e não é possível colocá-la (toda) em palavras ou em imagens. Contudo, os momentos expressam parte dessa vida, pessoal, familiar, comunitária.
Guardam-se frases, palavras, fotos, recortes, vídeos, para recordar, para avivar encontros, celebrações, acontecimentos. Os pedaços ligam-nos à vida, ao tal contínuo!
Do ano pastoral 2023-2024, fomos convidados pelo nosso Bispo a recolher os pedaços da abundância da Palavra de Deus, acolhida, refletida, traduzida em gestos e obras de caridade. Na proximidade ao Jubileu 2025, D. António presenteia-nos com o lema “Jubileu, o país da vida agraciada”. O tom há de ser semelhante, acolher os dons de Deus, a Sua graça e transformar, com o nosso compromisso, o mundo em que vivemos, levando-lhe esta vida de Deus, procurando que os 100 mil indivíduos que constituem a Diocese de Lamego se convertam em família, em fraternidade, sem nos fecharmos a ninguém e sem deixarmos ninguém à deriva, sem graça, sem luz, sem esperança.
Sem data marcada, sem balizarmos o tempo, nesta edição do nosso boletim paroquial, sublinhamos alguns momentos da vida em comunidade, alguns rostos, na esperança que outros rostos possam enriquecer a comunidade e certos que outros rostos, invisíveis, na eternidade de Deus, prosseguem connosco, no nosso coração e na nossa oração, fortalecendo os laços que nos unem em Cristo Jesus, pelo Espírito Santo, a um Deus que é Pai e ainda mais Mãe.
Nos interregnos dos acontecimentos aqui trazidos e fixados, há muita vida, alegrias e desilusões, sonhos e esperanças, mudanças, perdas e reencontros. É assim a vida, como dom e mistério, a acolher, a viver, a partilhar.
Santo, feliz e abençoado Natal.