Festa dos quatro santos

Depois de prevista e preparada para 26 a 28 de maio, a Festa dos 4 santos foi adiada, quase na totalidade, para o último fim de semana de setembro, dias 29 e 30.

Dois locais para a festa, referentes à invocação dos santos homenageados, junto da Capela de santa Bárbara, com os patronos eleitos, cujas imagens se encontram nesta capela, santa Bárbara e são Cristóvão, e junto à Capela de são Plácido, com mais dois patronos, são Plácido e são Torcato. Assim, e no que à parte mais religiosa diz respeito, no sábado, dia 30, a realização da Procissão, com os andores dedicados aos referidos santos, e a celebração da santa Missa. A procissão saiu da Capela de santa Bárbara e dirigiu-se à Capela de são Plácido, onde foi celebrada a santa Missa, presidida pelo pároco, concelebrada pelos reverendos Pe. Ildo, que perfez neste dia 72 anos de ordenação sacerdotal, e o Pe. Diogo Rodrigues, pároco de Baldos, Vilar, Arcozelos e Aldeia de Nacomba, escolhido para a pregação.

A procissão, além das imagens dos quatro santos referidos, levou também, tal como em maio, o andor com a imagem de são Rafael, e pessoas vestidas para personificarem os vários santos, tudo acompanhado pela Banda de Sendim e pela Fanfarra…

Na homilia, o Pe. Diogo apontou para o testemunho dos quatro santos, para diferentes contextos em que viveram e como souberam converter, por inteiro, as suas vidas a Jesus, na fidelidade ao Evangelho, deixando-se contagiar pela santidade de Deus. Na referência ao Evangelho, na parábola narrada por Jesus: um pai que tinha dois filhos e a ambos chamou para trabalhar na vinha; o primeiro disse “não”, mas depois foi, o segundo disse prontamente “sim”, mas não foi (cf. Mt 21,28-32). A terceira via é dizer sim e concretizar no acolhimento do reino de Deus e na procura sincera de realizar, em palavras e gestos, o Seu reino de amor e de paz. Como são Cristóvão, sejamos ponte, não para a outra margem do rio, mas para os outros, pontes para Jesus Cristo, pelo nosso testemunho de vida cristã.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.