Peregrinação ao recinto de Nossa Senhora da Conceição – 2023

Esta foi a oitava edição da Peregrinação ao recinto de Nossa Senhora da Conceição.

O recinto foi construído em 1988, com uma réplica da imagem da nossa Padroeira, que se encontra ao culto na Igreja Matriz, e inaugurada, benzida nesse ano, a 8 de dezembro, Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Quando se completaram os 25 anos, em 2013, programámos a celebração da santa Missa, a 8 de dezembro, no recinto, mas as condições atmosféricas permitiram fazer a Procissão e, no local, a consagração a Nossa Senhora da Conceição, regressando à Igreja Matriz. Decidimos, então, uma outra data, em que houvesse garantias de um clima mais favorável, e assim escolhemos a proximidade à festa da Natividade da Virgem Santa Maria, que se celebra a 8 de setembro, optando pelo Domingo mais próximo. Em 2014, foi o dia 7, este ano, 2023, escolhemos o Domingo posterior, a 10 de setembro.

Recordamos as datas destes oito anos:

• 7 de setembro de 2014
  • 6 de setembro de 2015
  • 4 de setembro de 2016
  • 7 de setembro de 2017
  • 9 de setembro de 2018
  • 8 de setembro de 2019
  • 4 de setembro de 2022
  • 10 de setembro de 2023

Nos anos de 2020 e 2021, não foi possível a peregrinação, devido à pandemia do novo coronavírus.

Iniciámos a Procissão, a partir da Igreja Matriz. Durante o percurso, a recitação do rosário. No recinto, celebrámos a santa Missa, regressando, em procissão à Igreja Matriz, continuando a recitação do rosário. A celebração, na Igreja Matriz, finalizou com a oração do Angelus e com a bênção final. O andor foi transportado e acompanhado, em guarda de honra, pelos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, primeiro em ombros e depois numa carrinha, previamente ornamentada para aí colocar o andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Paróquia e Madrinha dos BVT. No final da oração do Angelus, o pároco agradeceu a quantos ajudaram à vivência desta peregrinação, aos Bombeiros Voluntários, a quem ornamentou o andor e a carrinha, a quem transportou as alfaias litúrgicas, a quem ajudou a solenizar a celebração com a sua voz, o seu canto, a sua presença alegre.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.