Formação de Catequistas em Tabuaço

O departamento diocesano da catequese tem o propósito de estar próximo das comunidades e suas catequistas numa dinâmica de formação, avalizando o que os catecismos possibilitam e a realidade concreta permite, contando com a boa vontade das catequistas, mas dando-lhes ferramentas para melhor comunicarem o Evangelho e os ensinamentos da Igreja.

Há encontros marcados para os vários arciprestados da diocese de Lamego. As catequistas da nossa paróquia de Tabuaço concluíram que era essencial promover um tempo de formação antes do proposto pelo Arciprestado. Este realizar-se-á a 22 de fevereiro, o nosso realizou-se a 28 de novembro, encaixado nas vésperas de iniciarmos a Novena em honra de Nossa Senhora da Conceição.

Na intervenção dos elementos do secretariado diocesano, sobreveio a identidade e a missão do catequista, crente, inserido numa comunidade. A catequese não é apenas transmissão de conhecimentos, mas comunicação da vida, da vida de Jesus Cristo, do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja. O catequista não se anuncia a si mesmo nem às suas opiniões mais pessoais, anuncia Jesus e os ensinamentos da Igreja, já que é em nome da Igreja que assume a missão da catequista.

Nesta missão, o/a catequista deve procurar a coerência de vida, na participação assídua na vida da comunidade, no testemunho onde quer que se encontre e, por outro lado, a lembrança que é catequista, não apenas na sessão da catequese ou na Missa, mas também na vida diária e no contacto com os respetivos catequizandos. Daí a importância do/a catequista escutar os catequizandos, de estar atento/a às suas preocupações, aproveitando as suas vivências. Saber o aniversário deles ou os momentos por que passam, enviar mensagens em algum momento da semana, no aniversário, bem como o contacto com os pais será essencial para que a catequese não seja estanque e se resuma a uma hora por semana.

Para lá dos momentos de oração, foi proposta, em dois grupos de trabalho, a preparação de uma sessão de catequese dedicada ao Advento e ao Natal. Preparar o espaço, o acolhimento, usar diversas ferramentas, música, jogos, deixar que os catequizandos preparem momentos de oração, foram alguns dos aspetos sublinhados.

A finalizar, um momento de partilha e confraternização preparado pelas nossas catequistas.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK.