Adolescentes-jovens animam o rosário

mês-Maria

O mês de maio é um mês especialmente dedicado a Nossa Senhora (de Fátima).

Nas comunidades cristãs, a recitação comunitária do terço, com outros momentos de oração e reflexão mariana, devoções populares, e antes e após pandemia, as procissões dos dias 12 e 13 de maio ou, no final do mês, as peregrinações paroquiais e/ou arciprestais a santuários e/ou capelas. Em Tabuaço, nos últimos anos, tínhamos, além da recitação diária do terço, com exposição, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, as caminhadas marianas, deslocando-nos da Igreja Matriz para uma das Capelas (São Vicente, Santa Bárbara, São Plácido) e ao Recinto de Nossa Senhora da Conceição, reservando também um dia (domingo ou sábado) para rezar com os utentes da Santa Casa da Misericórdia.

Há um ano, não foi possível a celebração comunitária do rosário. Este ano, essa possibilidade tornou-se realidade, mas com as contingências, de todo conhecidas.

Por outro lado, a catequese paroquial esteve em ponderação para iniciar com o ano pastoral, em outubro de 2020, depois, a hipótese ponderada para o início do ano civil, mas o aumento significativo dos casos de COVID-19, na paróquia e no país, optou-se por esperar um pouco mais, até porque, entretanto, as celebrações comunitárias voltaram a ser suspensas, entre final de janeiro (dia 23) e meados de março (dia 15).

Acompanhámos o evoluir da situação epidemiológica do país e da vila. Reunimos em maio, mas optamos por lançar o ano catequético no início de setembro, atendendo, ainda assim, às contingências que então estiverem em vigor, com a marcação da catequese por anos, alternamente, e com as festas de catequese espaçadas ao longo de todo o ano pastoral.

Mas como a vida continua e a vivência comunitária da fé também, fizemos o convite aos adolescentes-jovens dos anos mais adiantados, os que estariam no 8.º. 9.º e 10.º anos, no dia 12 de maio, para animaram o terço, particularmente nos textos de meditação e na recitação dos mistérios. No dia 13 de maio, voltaram, e têm voltado quase todos os dias.

No dia 23 de maio, por ser 23 e estar relacionado com o ano das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), 2023, tempo de oração e reflexão sobre as jornadas. A proposta do Departamento Diocesano da Pastoral dos Jovens (DDPJ de Lamego) é que em todos os meses, numa paróquia diferente, num concelho/zona pastoral diferente, se reze pelas JMJ, convidando a que outros grupos e comunidades se lembrem de neste dia de cada mês rezarem, individual, familiar ou comunitariamente. Na paróquia de Tabuaço acolhemos esta recomendação e tivemos esta intenção presente na recitação do terço e nas meditações dos mistérios.

GALERIA COMPLETA NO FACEBOOK DA PARÓQUIA – aqui.