Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

Quinta-feira a seguir à Solenidade da Santíssima Trindade, a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. A quinta-feira do “Corpus Christi”, popularmente conhecida como Festa do Corpo de Deus, remete-nos de imediato para uma outra quinta-feira, a da Semana Santa, em que Cristo antecipa o mistério da Sua morte, entrega até ao fim, antecipando o que será o regresso, vivo, ressuscitado. Antes a morte a promessa, melhor, a certeza que voltará e que ficará para sempre presente… pela oração, pela escuta da Palavra, pelo serviço aos pobres (o que fizerdes ao mais pequeno dos meus irmãos é a Mim que o fazeis) e de uma forma peculiar e real no Sacramento que institui na Última Ceia, a Eucaristia.

Tal como em muitas comunidades católicas, também na nossa paróquia a Solenidade esteve sujeita aos condicionamentos do tempo atual, atravessado pela pandemia do novo corona vírus. Porém, tal como há um ano, centramo-nos no mistério central da nossa fé, a celebração da Eucaristia, com uma participação considerável de pessoas, com alguns jovens e algumas crianças.

No final da Eucaristia, houve lugar à exposição, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

No anos anteriores, durante a Eucaristia os meninos do terceiro ano de catequese, comungaram pela primeira vez. Este ano, como no ano passado, não se realizou a Primeira Comunhão.

Outro momento importante seria a Procissão do Santíssimo pelas ruas da nossa vila, mas porquanto as procissões, como cortejos fúnebres, continuam proibidas pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Esta solenidade coloca em evidência a presença real de Jesus nas espécies do pão e do vinho, após a consagração. Em meados do século XIII, foi instituída esta festa, numa época em que se comungava muito pouco e onde se levantavam dúvidas sobre a «presença real» de Jesus na hóstia consagrada depois da celebração da Eucaristia. A resposta veio com a adoração da Eucaristia, organizando-se procissões com a hóstia consagrada pelas ruas de cidades, vilas e aldeias.

GALERIA COMPLETA NO FACEBOOK DA PARÓQUIA – aqui.