Em 2020, a Missão País iniciou a caminhada de três anos em Tabuaço. Sediados no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, os jovens universitários da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), trouxeram alegria e fé à escola, à paróquia, às ruas da nossa vila, aos lares do concelho, Tabuaço, Barcos e Sendim.
No ano passado, devido ao confinamento, não foi possível a convivência presencial, ainda assim houve momentos de interação online, nomeadamente com os alunos de EMRC. Este ano regressam, nesta semana de 13 a 20 de fevereiro.
Na manhã deste Domingo, mais de quatro dezenas de missionários participaram na Eucaristia dominical, ficando responsáveis para animação coral-litúrgica.
Na página oficial da Missão País (www.missaopais.pt), encontra-se um pouco da história:
Em 2003, a Missão País nasce de uma dupla vontade de 3 estudantes universitários da Universidade Nova de Lisboa:
1. Entregar parte do seu tempo à missão;
2. Ter na sua faculdade algo que os aproximasse de Deus.
Sendo o seu local de estudo o sítio onde passavam uma grande parte do seu tempo, sentiam a necessidade de aí poderem falar sobre Jesus. Assim, seguindo o exemplo da Grande Missionária – Nossa Senhora – deixam tudo e partem com Cristo por Portugal fora. À primeira vista, poderá não ser claro como uma semana de missão poderia satisfazer tal desejo. No entanto, durante a semana de missão, o grupo e a amizade aí criados dão frutos no dia-a-dia da faculdade.
Desde de aí, a Missão País tem vindo a crescer ano após ano, contando atualmente com:
19 anos a missionar; 164 locais missionados; 3500 universitários missionam todos os anos
63 missões de norte a sul de Portugal.
A NOSSA MISSÃO
A Missão País tem como principal missão chegar ao coração dos outros através da alegria de missionar, tendo sempre como base o seu principal lema: “Inspirar gerações que vivam a Fé católica em missão”.
SER MISSIONÁRIO
Ser missionário é o verdadeiro ato de fé e de confiança n’Ele. É inscreveres-te com toda a força, à espera daquela alegria genuína que sentes quando consegues!
Ser missionário começa precisamente aqui: a confiança n’Ele e na sua vontade e principalmente a capacidade de nos atirarmos de cabeça para o desconhecido, mesmo não conhecendo ninguém!
Mas então a missão é só mais uma semana de voluntariado?
Não! A Missão distingue-se de um voluntariado por haver um encontro com Jesus nas ações do dia-a-dia.
No primeiro dia de missão os chefes vão distribuir-te por comunidades/valências. Normalmente o dia é passado na comunidade e, quando voltas para “casa”, há diversas dinâmicas (jogos, quizzes, testemunhos, noites de dúvidas etc.). É giro ver que até nestes momentos as missões abrem as suas portas à comunidade onde estão a missionar.
O resultado desta semana vai ser o que, todos juntos, conquistarem: a conversão do missionário; o desabafo com a D. Luísa no lar, a alegria do menino João na escola; o abraço consolador ao Sr. António no porta-a-porta; o teatro inspirador no final da semana…
Pois é! Porque no final da semana há o grande teatro onde se vê, de certa forma, o vínculo que criamos com a comunidade.
O barulho constante, as correrias de um lado para o outro, as conversas sucessivas na rua, no lar, em casa tornam indispensáveis os tempos de silêncio e de oração para que possas acalmar e digerir tudo o que estás a viver naquela semana. E que bom que é parar e guardar os momentos de oração para rezar, tendo um encontro com Ele que se faz tão próximo e te transforma a ti e à tua semana de Missão.
Quando voltas sentes mesmo que foi uma semana incrível. Voltas feliz, com um sorriso de orelha a orelha, “de coração cheio”. Sentes que queres viver assim todos os dias, cada vez mais próximo de Deus, ao lado de bons amigos, das pessoas espetaculares que conheceste! E, para isso, há o pós-missão em que cultivam as amizades criadas e fazem programas juntos! Melhor do que uma semana incrível? Só um ano incrível!
MANDAMENTOS DO MISSIONÁRIO
1: Serás persistente e paciente no ato das inscrições
2: Confiarás e respeitarás os teus chefes
3: Guardarás os momentos de oração para rezar
4: Honrarás as comunidades como um todo das missões
5: Servirás com alegria sem reclamar
6: Levarás, cuidarás e entregarás a mãe peregrina
7: Fomentarás e cuidarás a tua relação com os outros
8: Cantarás o hino, com todas as tuas forças
9: Não cobiçarás missões alheias
10: Não deixarás o pós missão morrer
O lema da Missão País de 2022: “Coragem! Levanta-te que Ele chama!”