Festa de Nossa Senhora da Conceição

A padroeira da paróquia de Tabuaço é Nossa Senhora da Conceição e daí que seja também a festa em sua honra a que mobiliza toda a comunidade. Os Bombeiros Voluntários têm-na como Madrinha, sendo também a padroeira da Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço.

A festa é precedida de uma novena preparatória, mas que é já vivência deste grande mistério em que se revela o amor de Deus por nós, a graça que age na Virgem santa Maria, a interpelação a que a nossa vida seja iluminada pela Palavra de Deus e preenchida da graça divina.

Passados 18 anos, voltou a ser Pregador o Pe. José António, atualmente pároco de Ester, Parada de Ester e Cabril. No dia 3 de dezembro, por compromisso anteriormente assumido, e no dia 8, dia da Festa, para presidir a um funeral numa das suas paróquias, o pregador não pôde estar presente, assumindo esta missão o Pe. António Jorge Giroto.

Depois do caminho, o grande dia de Festa, 8 de dezembro, com a celebração solene da Eucaristia e com a Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição a percorrer algumas das ruas da Vila e Paróquia de Tabuaço. De assinalar a paragem frente ao quartel dos Bombeiros, com o toque da sirene; a passagem em frente ao edifício-sede da Câmara Municipal, de portas abertas e com aqueles que presidem aos destinos do município a fazer as honras da casa, e a passagem junto ao Lar da Santa Casa da Misericórdia, num contacto breve mas sentido e feliz com os utentes e funcionários do Lar.

O agradecimento do pároco a todos os que embelezaram esta festa e que ao longo do ano são um auxílio prestimoso da vida da comunidade paroquial. Incluídas as entidades, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, a GNR, que garante a segurança e a ordem, e as pessoas e grupos que cuidam do espaço e das celebrações, zeladoras, grupo coral, acólitos, leitores, catequistas, mordomas, num trabalho moroso e dedicado, evocando também as que já se encontram na glória de Deus; todos quantos contribuíram para a realização da festa; todos os que testemunharam e testemunham a fé, participando na novena e na festa; aos pregadores, com estima, amizade e reconhecimento pelo empenho, pela disponibilidade e pela beleza com que nos ajudaram a sintonizar com Maria, a sincronizar com a palavra de Deus.

Para quem quer reavivar as pregações ou não teve oportunidade de estar presente, fica uma síntese das pregações da Novena e da Festa da Nossa Padroeira, Nossa Senhora da Conceição:

Álbum completo no Facebook da Paróquia de Tabuaço: AQUI.