Pentecostes e Profissão de Fé – 2023

Há uns anos, decidimos que a Profissão de Fé seria festejado na solenidade de Pentecostes, valorizando mutuamente as duas “datas”, pois, na verdade, a profissão, confissão de fé nasce da Páscoa, da dádiva/acolhimento do Espírito Santo. O Pentecostes acorda e liberta os Apóstolos para viverem e anunciarem a fé, para proclamarem, em alto, a Boa Nova do amor de Deus. Há outras paróquias que têm escolhido este dia quer para a Profissão de Fé quer para o Sacramento do Crisma. Como este nem sempre se celebra e não é possível que se celebra em todas as paróquias ao mesmo tempo, no mesmo Domingo, a Profissão de Fé, diríamos, é um “treino” celebrativo para o Crisma.

A celebração iniciou, como tradicionalmente, na capela de santa Bárbara, em procissão de entrada, e santa Missa na Igreja Matriz.

Os andores com as imagens de são Cristóvão, santa Bárbara, são Plácido, são Torcato e são Rafael, integraram-se nesta procissão.

A contextualização da celebração, feita pela catequista:

“Senhor Padre,

Cristãos da Paróquia de Tabuaço,

Queridos Professantes e familiares:

É Domingo de Pentecostes. O Espírito Santo é derramado sobre os Apóstolos, sobre a Igreja, sobre nós, para irradiarmos os Seus dons nas nossas famílias, na nossa paróquia e onde quer que nos encontremos, pedindo ao Senhor a sabedoria do coração para amar e servir, a fortaleza para agir com inteligência e ousadia na promoção da vida e da dignidade humana.

A Profissão de Fé, que os nossos adolescentes fazem, é o seu compromisso, mas é também o nosso. Professamos a fé com o propósito de nos deixarmos transformação pelo Espírito do Senhor, que faz novas todas as coisas, fortalecendo a esperança e o empenho na caridade. É um compromisso pela paz. Paz no nosso coração, nas nossas famílias e comunidades, paz para os países em conflito aberto. Rezemos especialmente pelos nossos irmãos ucranianos para que beneficiem desta paz, mas também para aqueles que fazem a guerra, para que descubram que só a paz nos humaniza e liberta.

Com a nossa oração, acompanhemos os nossos adolescentes, sabendo que este é um caminho em andamento, prepararam-se para viver ao jeito de Jesus e à medida que procuram essa identificação aprendem, com Jesus, a docilidade, a ternura e o carinho pelos outros. É também um caminho para todos, para que reavivemos a nossa alegria em sermos cristãos e a testemunhá-lo a toda a gente.

Com eles agradeçamos ao Senhor o dom da Fé, acolhendo o Espírito Santo que Ele nos dá em abundância.

Preparemo-nos para celebrar Eucaristia, acolhendo a misericórdia e o perdão do Senhor”.

Fizeram a sua Profissão de Fé: André Miguel; Beatriz; Bernardo José; Dinis; Duarte Santos; Duarte Rodrigues; Francisco José; Lara Sofia; Leonor Longa; Maria Miguel; Martim Machado; Martim Martins; Matilde Isabel; Ricardo Macedo; Rodrigo Quintino, e Tiago Alberto.

A catequista deste ano da catequese, é a Graça Maria.

Álbum completo no Facebook da Paróquia de Tabuaço: AQUI.